ASN SC
Compartilhe

Saltinho adere ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/SC

Instituir estratégias e ações práticas que buscam apoiar e fomentar o desenvolvimento local. Com esse propósito a Administração Municipal de Saltinho, no extremo oeste catarinense, aderiu ao ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC.
Por Redação
ASN SC
Compartilhe

Instituir estratégias e ações práticas que buscam apoiar e fomentar o desenvolvimento local. Com esse propósito a Administração Municipal de Saltinho, no extremo oeste catarinense, aderiu ao ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC.

A iniciativa visa promover a transformação local por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento, proporcionar um ambiente favorável aos negócios e dinamizar a economia. Também busca fortalecer as empresas locais, aprimorar a gestão empresarial, incentivar a formalização de microempreendedores individuais (MEIs) e fomentar a cultura do empreendedorismo.

O programa engloba ações estratégicas para gerar oportunidades de negócios. Até dezembro de 2022 serão realizadas várias atividades nos eixos de educação empreendedora, Sala do Empreendedor, liderança, compras públicas e desburocratização.

De acordo com o prefeito Edimar Noronha de Freitas a principal expectativa que o Poder Executivo tem com o Cidade Empreendedora está relacionado ao aprimoramento das lideranças municipais. “Queremos deixar um legado de conhecimentos e incentivar a formação profissional dos servidores municipais que desejam e sonham com o crescimento de Saltinho”, antecipa o gestor municipal.

Freitas enfatiza a importância de o município ter pessoas com visão ampla de desenvolvimento territorial, com posicionamento adequado sobre a forma de conduzir as ações públicas e que motive a transparência e a eficiência na aplicação dos recursos públicos. “Desejamos a inserção de uma nova cultura ou nova maneira de pensar o desenvolvimento do município. Acreditamos que o conjunto de ações propostas pelo Sebrae/SC contribuirá nesse processo”, comenta.

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, reforça que um diferencial do Programa Cidade Empreendedora é que a responsabilidade pelo desenvolvimento local é distribuída entre diferentes atores locais. “Seja com atuação na estrutura pública ou na sociedade civil organizada é preciso pensar em conjunto de estratégias para atingir os objetivos em comuns e desejados ao município”, afirma.

As estratégias do programa são pensadas para tornar os negócios locais mais competitivos e também para aproximar o setor empresarial da Administração Municipal. “Nosso trabalho visa facilitar a vida do empresário e promover um ambiente favorável para se fazer negócios. A desburocratização e o apoio às compras públicas, por exemplo, permitem que os recursos permaneçam no município gerando empregos e desenvolvimento”, enaltece o gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Rocha.