ASN SC
Compartilhe

Cidade Empreendedora: conheça as estratégias definidas por São Carlos

A iniciativa é executada pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
Por Redação
ASN SC
Compartilhe

Liderança, comunicação, sustentabilidade, turismo, criatividade e gestão de recursos humanos são as estratégias verticais escolhidas pelo município de São Carlos, no oeste catarinense, para serem realizadas no ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa é executada pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

O programa é composto por um conjunto de soluções classificadas em base (liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora) e verticais estratégicas, que foram selecionadas pelo município. “Esses serviços foram escolhidos pensando no desenvolvimento econômico local, projetando nossa São Carlos em um município cada vez mais empreendedor e próspero”, explica o prefeito Rudi Miguel Sander.

-

Estratégias verticais

Oficina de textos e linguagem para redes sociais é o destaque da solução Cidade Comunicativa. A capacitação abordará como redigir textos para ter o melhor entendimento e engajamento, com o objetivo de alinhar a comunicação entre município e munícipes, com uma linguagem clara e dinâmica.

No Cidade Sustentável será trabalhado o planejamento ambiental e políticas públicas para o meio ambiente e desenvolvimento sustentável. A solução prevê apoio na revisão ou atualização de legislação ambiental e na elaboração de políticas públicas com foco em incentivos fiscais para a preservação. Na solução Cidade Líder está previsto o desenvolvimento de lideranças locais.

Na estratégia vertical Cidade Turística as ênfases serão: Plano de Marketing Turístico que envolve avaliação da estrutura organizacional do turismo local, desafios e oportunidades, tendências, mercado, foco de atuação, estratégias e plano de ações; e desenvolvimento e promoção do turismo com: sensibilização dos atores, formação e orientação do grupo de trabalho, qualificação da oferta e promoção do destino. Uma das novidades será o projeto para o Ecoparque.

Cidade Criativa desenvolverá oficinas de artesanato para o desenvolvimento de produtos culturais e souvenirs. As ações são voltadas à geração de oportunidades de trabalho e renda, com aproveitamento das vocações regionais, da preservação das culturas locais, da formação do empreendedorismo para o mercado competitivo e na promoção da profissionalização e comercialização de produtos que fomentem o turismo.

Para a gestão de recursos humanos está prevista a revisão e reestruturação do Plano Municipal de Cargos e Salários. A medida é essencial para promover equilíbrio interno, alinhar expectativas, bem como ampliar a retenção de pessoal e fortalecer o serviço prestado nos diversos setores. Outra iniciativa será o workshop para desenvolvimento de equipe, que oportuniza um momento de aproximação entre os participantes e fortalece a identidade de time. As atividades propostas têm foco em ampliar e facilitar o relacionamento interpessoal e a comunicação entre os servidores.