ASN SC
Compartilhe

Empresa de física médica se adapta para continuar atendendo clínicas e hospitais

Com a pandemia do novo coronavírus, eles redobraram os cuidados no serviço e investem em tecnologia
Por Redação
ASN SC
Compartilhe

 

As medidas de restrição e cuidados para evitar a proliferação da Covid-19 levaram os negócios a se reinventarem para seguir trabalhando. Para a empresa BrasilRad, de Florianópolis, a adaptação para o novo período passou pela adoção de home office e cuidados redobrados no atendimento presencial, prestando serviços de física médica e proteção radiológica a clínicas, hospitais e consultórios. Além disso, eles planejam desenvolver uma plataforma, com apoio do Sebrae/SC, para ajudar os clientes a se organizarem financeiramente.

-

Fundada em 2005, a BrasilRad desenvolve serviços e produtos para quem atua na proteção e segurança de hospitais, consultórios e clínicas que utilizam radiações ionizantes e não ionizantes nos cuidados com a saúde. O físico e diretor executivo Walmoli Gerber Jr. explica a atuação da empresa. “A gente controla as radiações desses ambientes da saúde, fazendo toda a avaliação de equipamentos, desde tomografia a mamografia, além de ressonância magnética e ultrassonografia, que são não ionizantes e não prejudicam o ser humano, mas também precisam de controle. Na clínica de medicina nuclear, onde usa material radioativo, a gente faz toda a gestão de tecnologia em termos de Anvisa, para certificar a segurança, e de qualidade, para garantir que o diagnóstico é confiável”.

Com o novo coronavírus, o serviço continuou, mas com ainda mais cuidado com a proteção e higiene do físico que vai até os clientes, monitorando os horários de entrada e saída dos hospitais. A empresa ainda adotou o home office para boa parte da equipe que atua em outras atividades. Além disso, a BrasilRad aderiu ao SebraeTec, que vai possibilitar o desenvolvimento de uma plataforma estruturada para clínicas de diagnóstico por imagem, em que eles poderão fazer previsões de faturamento e investimentos durante o período de crise.

Esse não foi o primeiro SebraeTec do empreendimento, que contou com o apoio do Sebrae/SC ao longo de sua trajetória. “Já tivemos vários SebraeTecs. Pudemos desenvolver os sistemas de gestão dos nossos serviços, atualizando planilhas e tornando mais rápida a execução de testes. Também tivemos um branding que refez nossa logomarca, que hoje é mais moderna e atualizada. O Sebrae contribuiu ainda na nossa certificação, hoje somos a única empresa certificada em física médica na América Latina, isso graças ao SebraeTec que a gente aprovou e executou junto ao Senai, que foi o prestador do serviço”, explica Walmoli.