A pandemia do novo coronavírus gerou mudanças sociais e em diversos setores, como a educação. Com as medidas de isolamento social, escolas e professores precisaram se adaptar às transformações digitais para aulas online. Observando isso, o Sebrae/SC organizou uma lista com dicas e sugestões de minicursos para os docentes desenvolverem as soft skills, ou habilidades socioemocionais, e assim conduzirem uma formação mais ética e humana aos estudantes.
-
De acordo com a gestora dos programas de Educação Empreendedora do Sebrae/SC, Mariana Vitarelli, as aulas à distância são um desafio para os professores, que precisam se adaptar às tecnologias e manter os alunos engajados. Segundo o Instituto Península, 90% dos educadores entrevistados dizem nunca ter dado aula remotamente antes da pandemia e 55% afirmam não ter recebido qualquer suporte ou capacitação durante esse período. “Uma das formas de se preparar é desenvolvendo a inteligência emocional e habilidades socioemocionais, que incluem resiliência, empatia, colaboração e comunicação. É com isso que buscamos contribuir ao disponibilizar esses materiais aos professores”, complementa Mariana.
Para contribuir nessa jornada, o Espaço Educação Empreendedora, do Sebrae/SC, listou as seguintes dicas:
1) Criatividade: Serve como uma forma de tirar os alunos da zona de conforto e despertar o sentimento de surpresa no aprendizado.
2)Mediação e Facilitação: Com essa habilidade, o professor desenvolve o papel de mediador do conhecimento, não apenas expondo conteúdo. O educador facilita o aprendizado e a prática de resolver problemas de maneira ágil e eficaz.
3) Experimentação e renovação constante: Experimentar novas alternativas de ensino ajudam o educador a compreender que esse tipo de ação contribui para manter os alunos engajados com o conteúdo proposto e ainda ampliam as oportunidades de construírem suas soft skills.
4) Compartilhar experiências: O professor não é o único que possui conhecimento em sala de aula, e dar abertura aos alunos para que eles possam expor o que sabem e aprendem demonstra que o educador está disposto a criar novas pontes e mediar informações que vão acrescentar ainda mais nos conhecimentos.
5) Empatia e flexibilidade: A diversidade está cada vez mais presente em sala de aula, seja ela de gênero, idade, crenças, culturas, etc. Por isso, o professor deve estar atento às diferentes necessidades presentes em aula para colocar em prática e estimular a empatia.
Para conferir os links dos minicursos online e gratuitos sugeridos para cada dica acesse https://sebrae.sc/f-blog-educacao-empreendedora