ASN SC
Compartilhe

Irineópolis recebe Selo Município Empreendedor

Reconhecimento aconteceu durante o Seminário Brasil Mais Simples que debate a desburocratização em prol da melhoria do ambiente de negócios
Por Sebrae Santa Catarina
ASN SC
Compartilhe

Com a melhoria do ambiente de negócios e a agilidade na desburocratização do processo de formalização de empresas fizeram com que Irineópolis fosse reconhecida com o Selo Município Empreendedor.

Durante dois dias, o Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora, promoveu mais uma edição da etapa estadual do Seminário Brasil Mais Simples, iniciativa que debate a importância da simplificação e da desburocratização para melhoria do ambiente de negócios. Irineópolis esteve presente com a equipe do setor de tributos Reinaldo Stasiak e Iris Bay, junto com Agente de Desenvolvimento Local Madelaine Wielewski e o Secretário de Administração Rodrigo Jurck. O evento aconteceu no Costão do Santinho Resort, reunindo cerca de 300 pessoas, entre secretários de desenvolvimento econômico e servidores e fiscais responsáveis pelo registro e licenciamento de empresas dos municípios catarinenses participantes deste ciclo do Programa Cidade Empreendedora, e representantes do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretarias de Meio Ambiente, Junta Comercial do Estado de Santa Catarina e Casa Civil do Estado.

No dia 14, Reinaldo Stasiak do setor de tributos representou Irineópolis na cerimônia de entrega oficial do Selo Município Empreendedor. Segundo Rodrigo Jurck, Secretário de Administração e responsável pela implantação do Programa Cidade Empreendedora no município, “receber o Selo Município Empreendedor é gratificante para nosso município, pois sabemos do empenho da equipe para fazer com que o município consiga de forma legal agilizar os processos de formalização de empresas e assim oportunizar o desenvolvimento econômico do município melhorando o ambiente de negócios. Sabemos que é um processo de mudança que exige muito empenho e dedicação e nossa equipe vem trabalhando para isso. O reconhecimento reafirma que assim como outros municípios, estamos no caminho certo”.

O gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo César Sabbatini Rocha, comentou que o objetivo do evento foi promover a melhoria do ambiente de negócios no estado, trazendo padronização, simplificação e estimulando a aplicação da Lei de Liberdade Econômica. “Nosso Estado vem avançando na desburocratização do processo de formalização de empresas, tornando o ambiente muito mais atrativo ao empreendedor. Nesse contexto, o intercâmbio de experiências e a capacitação constante dos profissionais que estão na linha de frente nos municípios é fundamental para garantir avanços cada vez mais significativos nessa área”.

-

Temas do Seminário

Entre os temas debatidos no Seminário, destaque para palestra sobre a Lei de Liberdade Econômica, transformação digital e transparência, com André Santa Cruz, Diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração, que abriu o primeiro dia do evento, e para palestra sobre os avanços da REDESIM, ministrada pela representante da Receita Federal, Olga Maria Silva Embiruçu. A iniciativa tem trazido menos burocracia e mais simplificação e desenvolvimento aos municípios brasileiros. Além disso, ainda no primeiro dia, foram apresentados cases de sucesso de municípios catarinenses participantes do programa Cidade Empreendedora que aplicaram políticas de desburocratização, como Pinhalzinho, Florianópolis e Rio do Sul, e de outros Estados, como Ponta Grossa/PR, Belo Horizonte/ MG, Bom Jardim/ RJ e São Paulo/SP.

Outras temáticas presentes na edição 2022 do Seminário Brasil Mais Simples foram o CIGA e avanços tecnológicos, avanços do SC Bem Mais Simples, os desafios de empreender e inovar no poder público, o engajamento e produtividade no setor público, além da apresentação de boas práticas de desenvolvimento econômico com Integração, simplificação, essência criativa e inovadora.

-

Sobre o Cidade Empreendedora

O Ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora foi inspirado em cidades humanas, inteligentes e sustentáveis. Ele conta com cinco pilares de ação para que o município organize e impulsione o seu ambiente de negócio: liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora. Além dessa base, que é comum a todos que aderirem ao programa, o município poderá escolher entre as mais de 70 soluções disponíveis quais deseja executar, organizadas em 11 verticais estratégicas: Cidade Líder, Cidade Confiável, Cidade Agro, Cidade Mulher, Cidade Comunicativa, Cidade Educadora, Cidade Sustentável, Cidade de Negócios, Cidade Turística, Cidade Criativa e Cidade 4.0.