ASN SC
Compartilhe

Irineópolis é a terceira cidade mais ágil de Santa Catarina e a 21ª do Brasil para abertura de empresas

A avaliação leva em consideração o desempenho no mês de outubro de 2022.
Por Sebrae Santa Catarina
ASN SC
Compartilhe
A avaliação leva em consideração o desempenho no mês de outubro de 2022.

No município o tempo médio de registro de empresa é de 0,1 hora, considerado o terceiro melhor tempo entre as cidades catarinenses. O primeiro e o segundo colocado no ranking são Caibi e Lontras, respectivamente. Em setembro Irineópolis também aparecia na terceira posição, mas com o tempo de 0,2h, mesma média do mês de agosto.

O jovem Willian Froguel está entre os 117 empreendedores que iniciaram um novo negócio neste ano em Irineópolis. Ele procurou a Sala do Empreendedor para fazer a formalização de sua atividade por meio do MEI. “O atendimento foi muito bom, foi ágil e ao mesmo tempo eficiente. Fui bem recebido, me ajudaram, orientaram certinho o que fazer pelo portal do empreendedor e até sobre o aplicativo para prestar contas. Esse apoio e atenção faz toda a diferença para quem está começando agora”, comenta Froguel, que está dando início às atividades no comércio de tintas.

A Sala do Empreendedor é uma das ações que fazem parte do Programa Cidade Empreendedora. Uma parceria Prefeitura e Sebrae.

“O bom resultado de Irineópolis reflete o trabalho realizado pelos profissionais do município, tanto pelo atendimento na Sala do Empreendedor como também com as ações que visam a desburocratização no processo de abertura de empresas, trabalho realizado em conjunto por diversos setores como o departamento de tributos e o corpo de bombeiros, que realiza a fiscalização para a emissão de alvarás”, destaca o secretário municipal de administração Rodrigo Jurck.

A Sala do Empreendedor funciona na prefeitura de Irineópolis, com atendimento de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Entre os serviços oferecidos estão o auxílio para emissão de notas fiscais, emissão de certidões e guias diversas, formalização de microempreendedores individuais, além da orientação na parte burocrática e documental para participação de micro e pequenas empresas em processos licitatórios.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora foi inspirado em cidades humanas, inteligentes e sustentáveis. Ele conta com cinco pilares de ação para que o município organize e impulsione o seu ambiente de negócio: liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora. Além dessa base, que é comum a todos que aderirem ao programa, o município poderá escolher entre as mais de 70 soluções disponíveis quais deseja executar, organizadas em 11 verticais estratégicas: Cidade Líder, Cidade Confiável, Cidade Agro, Cidade Mulher, Cidade Comunicativa, Cidade Educadora, Cidade Sustentável, Cidade de Negócios, Cidade Turística, Cidade Criativa e Cidade 4.0.