ASN SC
Compartilhe

Pinhalzinho conquista mais um reconhecimento pelas medidas de incentivo ao desenvolvimento econômico

A iniciativa tem proporcionado a cada ano evolução nos resultados, aumento no número de atendimentos e contribuição para a melhoria do ambiente de negócios.
Por Sebrae Santa Catarina
ASN SC
Compartilhe
Município de Pinhalzinho recebeu Selo Bronze em Referência em Atendimento

-

Oferecer um serviço de referência para esclarecer dúvidas da gestão empresarial, auxiliar na execução de procedimentos burocráticos, disponibilizar oportunidades de aprimoramento das atividades exercidas e fomentar o empreendedorismo. Com essa visão a Administração Municipal de Pinhalzinho implantou em 2020 a Sala do Empreendedor, uma política pública de desenvolvimento executada por meio do Programa Cidade Empreendedora, uma parceria Poder Público e Sebrae/SC. A iniciativa tem proporcionado a cada ano evolução nos resultados, aumento no número de atendimentos e contribuição para a melhoria do ambiente de negócios.

Reflexo disso é a recente conquista do Selo Bronze de participação no Programa Selo Sebrae Referência em Atendimento, concedido pelo Sebrae Nacional. Esse é um reconhecimento pelo suporte de qualidade ao empreendedor. Por uma metodologia de avaliação baseada em critérios qualitativos e quantitativos, são geradas pontuações para atribuir categorias. Os pilares refletem as necessidades mapeadas nas mais variadas jornadas dos clientes atendidos pela Sala do Empreendedor, a exemplo da qualidade no atendimento, gestão, ambiente de negócios, oferta de soluções, infraestrutura, presença digital e capilaridade.

“Durante esses dois anos de atuação estamos mostrando para a sociedade pinhalense que é possível por meio da Sala do Empreendedor atender as demandas dos microempreendedores individuais (MEIs) e dos empresários. Trilhamos um caminho árduo, mas do qual conseguimos colher muitos frutos. Essa prestação de serviço é a concretização de um dos grandes anseios do prefeito Mario Afonso Woitexen em viabilizar uma porta de entrada ao Poder Público com atendimento facilitado às necessidades do setor empresarial, independentemente de sua natureza jurídica. Auxiliamos muito as empresas locais, principalmente, com consultorias, workshops, cursos e outras informações, além do atendimento aos MEIs que é praticamente integral”, analisa a atendente da Sala do Empreendedor e agente de desenvolvimento de Pinhalzinho, Clédia Thome.

“Nesta caminhada desde seu início em 2020, sabíamos que teríamos um grande trabalho a ser feito para auxiliar as empresas já existentes, pois estavam carentes. E com a vinda da Sala do Empreendedor conseguimos através das consultorias direcionar e orientar da melhor forma. Trabalho este que foi feito também para as novas empresas MEIs, desde sua abertura, acompanhamento mensal e auxílios com consultorias para dar suporte e se desenvolverem. Sabendo que hoje o MEI é a porta de entrada para futuramente serem grandes empreendimentos, então ficamos felizes em fazer parte destes processos onde conseguimos guiá-los pelos melhores caminhos. Temos ainda muito por fazer, mas com certeza não mediremos esforços para ver estes pequenos empreendimentos serem gigantes no futuro”, afirma o agente de desenvolvimento Diam Carlos da Silva.

O prefeito Mario Afonso Woitexen enaltece que o empresário que procura auxílio na Sala do Empreendedor retorna com a solução, o que torna os resultados alcançados ainda mais recompensador. “O empreendedor sai feliz e grato pelo atendimento, além de indicar a prestação de serviço para outros. Por isso, o número de atendimentos prestados mensalmente só aumenta. Atualmente estão cadastrados em Pinhalzinho mais de 1.845 MEIs, e a Sala do Empreendedor realiza em média 600 atendimentos por mês”, destaca ao parabenizar todos os servidores municipais comprometidos com o desenvolvimento econômico local.

Sala do Empreendedor

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, explica que o Programa Cidade Empreendedora busca promover a transformação local por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento que permitem que os municípios instituam estratégias e avancem em ações práticas para apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico local. “Uma das soluções oferecidas com este objetivo é a Sala do Empreendedor”, destaca.

O horário de expediente da Sala do Empreendedor de Pinhalzinho é de segunda a sexta-feira das 8h às 17 horas, sem fechar ao meio dia. Mais informações pelo telefone (49) 3366-6605 ou pelo e-mail [email protected].

-

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.