ASN SC
Compartilhe

Ecossistema de Inovação

Plano é apresentado às entidades, instituições e empresários de Itapema e região
Por Sebrae Santa Catarina
ASN SC
Compartilhe
Plano é apresentado às entidades, instituições e empresários de Itapema e região

Um dos objetivos do Sebrae SC é apoiar ações para incentivar o empreendedorismo inovador. Por meio de diversos projetos, as ações desenvolvidas estimulam ideias de negócios e permitem que empresas se tornem cada vez mais competitivas, impactando no desenvolvimento econômico. Um desses projetos – o Planejamento de Ecossistema Local de Inovação – ELI, foi apresentado nesta terça-feira (6), às entidades, instituições e empresários de Itapema e região. O objetivo é que os atores atuais ou os que vão surgir neste ecossistema, possam em conjunto, interagir numa visão mais ampla para desenvolver negócios inovadores, startups e assim, criar um ecossistema fortalecido.

“O mercado está cada vez mais concorrido. Por conta da exigência do cliente, ou até mesmo pela incerteza quanto ao futuro. É necessário pensar em inovação e tecnologia quando se quer atingir o sucesso”, destaca o gerente Regional do Sebrae SC, Alcides Sgrott Filho.

Durante o encontro, que reuniu empreendedores, representantes do Poder Público e entidades de Itapema, foi exibido cases de sucesso e apresentado aos participantes estratégias, ações e responsabilidades que devem ser desenvolvidas a curto e longo prazo. Na oportunidade, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Noeli Thomé, reforçou a importância da parceria. “Esse é o início de um processo. Peço a parceria de todos para que possamos buscar soluções, para melhorar e crescer juntos. Inovando e fazendo diferente”, declara.

Para o consultor que atua junto ao Sebrae SC, Jones Augusto Boeck, ambientes promissores vão muito além de equipes qualificadas. Segundo ele, as pessoas e instituições precisam de conhecimento sobre como se envolver e atuar em um ecossistema, mas também saber trabalhar em conjunto. “Uma espécie de cadeia produtiva. Onde cada um tem o seu papel definido, para contribuir no desenvolvimento de todos”, pondera.

Etapas da Implantação da Metodologia

As etapas envolvem o mapeamento das informações e a identificação dos setores com vocações principais e atores locais. Analisa as oportunidades de melhoria ou mesmo de criação e desenvolvimento deste ecossistema, e com isso, estruturam um plano de ação; com eventos, capacitações, programas e projetos realizados por estes atores, para a formação de um ambiente propício aos empreendedores. As fases contam ainda com a atuação das instituições e atores que têm um objetivo em comum de desenvolvimento da economia local, por meio do empreendedorismo, inovação e tecnologia.

Metodologia 

A implantação da Metodologia de um Ecossistema de Inovação segue um cronograma estudado e estipulado minuciosamente pelos consultores como: caracterização, nível de maturidade, identificação dos pontos de intervenção, plano de intervenção, organização para a intervenção, atuação conjunta dos atores e monitoramento do ecossistema. A partir do levantamento e análise da base de dados, descobre-se a vocação, o potencial e por fim, as oportunidades que serão trabalhadas no município, durante os próximos anos.

Responsáveis por desenvolver o plano de ação – com o auxílio e parceria dos atores envolvidos na região, e também somar com iniciativas que já estão ocorrendo e com os mesmos objetivos, os consultores realizam o cruzamento das informações entre as atividades economicamente representativas, que estão relacionadas ao potencial tecnológico da cidade. Para entender quais segmentos são prioridade e quais são as suas potencialidades.

“As cidades onde os ecossistemas de inovação estão avançando e maturidade, ganham visibilidade, geração de renda e oportunidades de trabalho e empreendedorismo. Nossa proposta é unir lideranças, empreendedores e entidades que fazem parte do setor produtivo, de educação, tecnologia, ciência e inovação para um bem maior. Itapema e toda a região possuiu um grande potencial de desenvolvimento. Queremos promover a aceleração e o crescimento da inovação nesses municípios”, completa Alcides Sgrott Filho.