Grupo esteve em Santa Catarina para conhecer o ecossistema de inovação da capital do estado e passou pelo Vale do Itajaí para entender como são feitos os atendimentos ao empreendedor nos órgãos que têm sido referência nacional
Ao todo, 13 pessoas integraram a comitiva que veio de Goiás para um benchmarking em Santa Catarina. A viagem foi uma premiação aos 10 agentes de desenvolvimento do Sebrae/GO que se destacaram em um projeto local em parceria com prefeituras daquele estado, com foco em melhorar os ambientes de negócios. O projeto, nomeado de jornada PPMax – Políticas Públicas Maximizadas, faz parte do programa Cidade Empreendedora e busca potencializar as temáticas de atuação desse agente de desenvolvimento, além do foco específico nas Salas do Empreendedor, em Compras Governamentais e Educação Empreendedora.
“Estamos aqui na perspectiva de valorizar, reconhecer e motivar esses parceiros que atuam nas prefeituras de Goiás. Escolhemos Santa Catarina porque é aqui que nos inspiramos nos modelos de atendimento, principalmente das Salas do Empreendedor, além do vetor do ecossistema de inovação, que desperta insights muito significativos. Todas essas experiências daqui nos fazem refletir sobre o que podemos levar dessas práticas para a nossa realidade em Goiás e como implementar tais estratégias para alcançarmos melhores resultados nos ambientes de negócios”, afirma Eliane Maria de Moura Souza, coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae/GO.
Em Florianópolis, o grupo visitou a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), a Via Estação Conhecimento, o Instituto de Inovação do Senai, a Hards (primeira aceleradora de hardware e software do Brasil), a Sala do Empreendedor, o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta – primeira incubadora do país e também reconhecida como a melhor em atuação) e conheceram o projeto Floripa Conecta, que ocorre anualmente em agosto.
No Vale do Itajaí, os integrantes do Sebrae/GO passaram por Blumenau para conhecer a rotina da Praça do Empreendedor, que busca centralizar todo o suporte de atendimento ao empresário local, seja para a resolução de problemas ligados à empresa, dúvidas e acesso a informações que estejam ligadas a negócios. A Praça do Empreendedor desenvolveu uma estratégia que permite números expressivos de trabalhos realizados: apenas relacionados a microempreendedores individuais, por dia cerca de 100 atendimentos presenciais, além de 40 consultas online diárias para formalização de empresas.
O grupo também conheceu outros projetos desenvolvidos a partir da Praça do Empreendedor em parceria com outras secretarias da prefeitura, como por exemplo, o MEI para Todos, que tem foco em pessoas em vulnerabilidade social.
Em Indaial, a Sala do Empreendedor, que é reconhecida nacionalmente com o selo Diamante do Sebrae pelos serviços prestados à comunidade empreendedora, deixou como legado que, com simplicidade pode-se fazer muito. Ali, o foco no MEI está em respaldá-lo com todas as informações necessárias para fazer seu negócio prosperar e dar a ferramentas que o levem à maior competitividade.
“Sermos referência no atendimento ao empreendedor é uma responsabilidade e mostra o quanto a parceria das prefeituras junto ao programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC, são fundamentais para fortalecer o ecossistema empresarial local. Conseguimos ter excelência no atendimento na ponta do processo, que é o empreendedor, o maior motivador de todo o nosso trabalho. Ter a visita de uma comitiva tão engajada e interessada em perceber o nosso diferencial de atuação aqui no Vale do Itajaí é um incentivo para que a gente continue buscando sempre o melhor em prol do empreendedor”, destaca Ionita Lunelli, gerente regional do Sebrae Vale.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site