Programa ALI auxilia empreendedores no posicionamento de marca e gestão empresarial
Como ser uma empresa inovadora, melhorando a gestão e o posicionamento perante a grande competitividade no mercado? O Programa Agente Local de Inovação (ALI), vem de encontro com essas questões, pronto para auxiliar os empresários que desejam ser destaque em seu ramo.
A ALI Naiara Fiorini explicou que a metodologia utilizada pelo Programa envolve encontros presenciais na empresa e reuniões coletivas de capacitações empresariais, com duração de seis meses. “Auxiliamos os empresários através de processos que envolvem estratégias para melhorar a produtividade e a inovação, gerando soluções para os problemas, por meio de planos de ação em um curto período de tempo”, destacou.
A&Z ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO
A A&Z Arquitetura e Construção de Chapecó, nasceu em 22 de abril de 1982, pela iniciativa de Pedro Zuanazzi, que saiu da agricultura em busca de novas oportunidades. No decorrer dos anos a empresa enfrentou várias crises econômicas, entretanto, sempre superou, mesmo sem muito conhecimento nas áreas administrativas, financeiras e de recursos humanos.
Um tempo após sua criação, houve o ingresso na empresa de sua filha Alessandra, que atualmente atua como gestora. Formada em Arquitetura e Urbanismo, veio para agregar no fornecimento de novos serviços como a elaboração e aprovação de projetos residenciais, comerciais e industriais, bem como de interiores.
Em agosto de 2022 houve o contato do ALI Produtividade com a empresa. Neste momento já havia a contratação de uma empresa para auxiliar na gestão financeira, então o ALI identificou outras necessidades. Alessandra comentou sobre o trabalho realizado. “O diagnóstico do ALI Produtividade revelou várias áreas que não estavam funcionando de forma eficaz, desde a produção, finanças e aspectos burocráticos. Percebemos a necessidade de reorganizar a produção e oferecer treinamento aos nossos colaboradores. Dedicamos esforços para fortalecer a cultura organizacional, estabelecendo nossa missão, visão e valores, além de promover engajamento, comunicação e liderança entre os funcionários”, explicou.
Naiara salientou como foi o desenvolvimento das demandas da empresa. “Compreendemos que precisaríamos levar mais treinamentos para esses colaboradores, criando um regimento interno, código de conduta e proporcionando mais conhecimento e capacitação. Identificamos também que a empresa não estava se posicionando adequadamente no mercado, no sentido de mostrar a imagem e a clareza da marca. Alessandra decidiu fazer um vídeo institucional com a história da empresa, porém não tinha um local adequado, porque o escritório precisava de reformas, foi quando decidiram mudar o layout interno da empresa, e ficou lindo”, pontuou.
Em decorrência da reforma, foi realizado um evento de reinauguração, homenageando os colaboradores e o Sebrae/SC, que deu o pontapé inicial para toda essa mudança. “Foi organizada toda a parte interna voltada aos colaboradores e o espaço físico, a ponto de poder se posicionar melhor para o cliente. Alessandra fez parceria com várias empresas e, consequentemente, aumentou a cartela serviços, clientes e atendimentos. Na época que atendi a A&Z, ela estava bem focada em um grande cliente, hoje abrange mais o mercado”, destacou Naiara.
Graças a essas iniciativas, de acordo com Alessandra, foi possível inovar no processo de gestão, melhorar a comunicação interna e estabelecer parcerias comerciais estratégicas, resultando na aquisição de novos clientes.
PERFIL MÓVEIS PLANEJADOS
A empresa familiar de Coronel Freitas Perfil Móveis Planejados presta há 14 anos, serviços de construção e móveis planejados. Um dos obstáculos para alavancar o ramo era o faturamento, que comparado aos custos, era negativo.
De acordo com Naiara, eles perdiam muita produtividade por não ter controle de gestão, de indicadores, planejamento de tempo, horário e entrega. Com essa defasagem, surgiu o interesse em receber as capacitações proporcionadas pelo ALI Produtividade.
“Melhoramos a gestão de tempo, de produtividade, do planejamento das ações. Implantamos planilhas para controle de indicadores e controles de finanças. Eles prototiparam também uma maquete para poder melhorar a localização dos maquinários da fábrica, porque estavam perdendo tempo em função da disposição. Começaram a participar de capacitações técnicas na área, para fechar alguns serviços que até então não eram possíveis, por falta de argumentos do departamento comercial”.
A proprietária da empresa Sonia Cirelo explicou que o atendimento do Sebrae/SC proporcionou uma experiência gratificante, principalmente depois de ver o resultado final. “Ajustamos pontos em nossa empresa para melhorarmos o desempenho na produção dos móveis, através de várias ideias e sugestões da ALI Naiara. Conseguimos organizar melhor os equipamentos e as ferramentas para fazer a produção render mais e diminuir o desperdício de tempo. Começamos a usar planilhas para cadastro de clientes, para orçamentos realizados e serviços fechados. Ver os resultados nos mostrou que com alguns ajustes conseguimos melhorar de forma surpreendente e satisfatória”, ressaltou.
Atualmente a Perfil Móveis Planejados atende projetos maiores e com a parceria de arquitetos, aumentou em mais de 400% o faturamento. “Eles estão bem regrados na gestão de tempo, fizeram as mudanças internas da fábrica e reformaram o escritório para ter um local mais agradável para o cliente”, comentou Naiara. Sonia agradeceu ao Sebrae/SC e ao Programa ALI Produtividade pela parceria. “Com muita paciência nos proporcionaram uma grande oportunidade de melhorar nossa empresa e ajudaram em todas as áreas. Muito obrigada”.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site