ASN SC
Compartilhe

Cachaça premium “Terno de Mula” valoriza desbravador da região oeste catarinense

Lançamento da cachaça premium será nesta sexta-feira (24) pela Debiasi Vinícola e Cachaçaria, em Ipuaçu
Por SEBRAE/SC
ASN SC
Compartilhe

Lançamento da cachaça premium será nesta sexta-feira (24) pela Debiasi Vinícola e Cachaçaria, em Ipuaçu

Vídeo: https://we.tl/t-SGtWEdvava

A Debiasi Vinícola e Cachaçaria, da Linha Samburá, interior de Ipuaçu, lançará nesta sexta-feira (24) sua primeira cachaça premium. Com embalagem personalizada e edição limitada de apenas 200 garrafas, a cachaça Terno de Mula tem sabor refinado, pois foi armazenada em barril de carvalho, amburana e cabreúva e depois de envelhecida foi transformada em um blend dessas três madeiras. Essa é mais uma conquista da empresa que recebe suporte do Programa de Consultorias de Inovação e Tecnologia do Sebrae (Sebraetec) desde 2017.

O lançamento celebra a comercialização dessa bebida e representa também uma homenagem a um desbravador da região oeste, Ivo Debiasi (in memoriam), pai do fundador da empresa José Hilton Debiasi, que começou a produzir cachaça em 1983 e repassou seus conhecimentos às demais gerações. “Por volta de 1940, Ivo mudou-se com sua família da cidade de Soledade no Rio Grande do Sul para o oeste catarinense. Com determinação começou a transportar madeiras provenientes da colonização regional até a balsa do Rio Uruguai utilizando seu terno de mula. A definição da palavra é de várias mulas puxando uma carroça”, explica a sócia-proprietária Clariane Roll Debiasi.

“Ivo era um verdadeiro pioneiro da colonização. Foi ele quem trouxe as canas de açúcar do Estado de São Paulo até a propriedade. Essa matéria-prima seria fundamental para o futuro de sua família, que posteriormente a partir de Seu José e sua esposa Dona Irma (in memoriam), iria processá-la, transformando-a em cachaça. Atividade que se tornou a essência da propriedade”, recorda o sócio-proprietário André Debiasi.

A produção dessa edição limitada iniciou há dois anos, por isso, segundo os empreendedores, o lançamento remete a emoção em desenvolver um produto de qualidade e alegria por trazer em seu sabor a história da família. “A cachaça Terno de Mula é muito mais do que uma bebida. É a celebração de uma história de superação, trabalho árduo e perseverança de uma família que acreditou em seus sonhos e lutou para transformá-los em realidade”, analisa André.

ATUAÇÃO SEBRAE/SC

O consultor do Sebrae/SC e enólogo Fábio Ricardo Ecco acompanha a empresa desde 2017. No início as consultorias tecnológicas estiveram voltadas para aprimorar o processo produtivo das bebidas, da elaboração de um produto de qualidade e para ajustar a logística de venda. “Depois, ingressamos com assuntos específicos para a indústria: layout de produção, construção dentro das normas sanitárias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e acompanhamento dos processos, além de elaboração dos Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO), Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimento Operacional Padrão (POP)”, explica.

Em 2020 a empresa conquistou o registro do MAPA para produção e engarrafamento de vinhos, cachaças e licores da marca Debiasi. Essa conquista marcou a trajetória da família dedicada há mais de quatro décadas na atividade. “Desde então, pelo Sebraetec fazemos a manutenção desses serviços com todo o acompanhamento burocrático e técnico dos produtos feitos na indústria”, comenta o enólogo. Atualmente, a empresa produz geleias, licores, cachaça, vinhos e, sazonalmente, açúcar mascavo e melado.

Para Clariane a contribuição do Sebrae/SC tem sido fundamental para o crescimento da vinícola. “Desde quando iniciou o processo de sucessão familiar, ou seja, em que eu e o André assumimos as atividades do Seu José, o Sebrae/SC vem nos acompanhando com enólogo, análise dos produtos, legalização da vinícola e inserção no mercado. Esperamos que o Sebrae/SC continue apoiando o pequeno empreendedor. Somos muito gratos por todo o apoio que tivemos e continuamos recebendo”, agradece.

De acordo com o analista técnico do Sebrae/SC, Thiago Dalla Rosa, o programa de consultorias tecnológicas subsidia o valor total de consultoria em até 50% e o principal objetivo é a obtenção do registro e a formalização do estabelecimento. “O Sebraetec também auxilia no desenvolvimento da identidade visual, aplicação da marca, rotulagem e informação nutricional. Uma ação de destaque no atendimento da Debiasi Vinícola e Cachaçaria foi a implantação de comércio eletrônico e o planejamento para presença digital, também através do SebraeTec”, comenta.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site