Município firmou parceria com o Sebrae/SC através da iniciativa Educação Empreendedora
O Projeto Aprender a Empreender surgiu em março de 2023 em São Lourenço do Oeste, em virtude de necessidades da rede municipal em melhorar o andamento das atividades escolares dos 630 alunos dos 8° e 9° anos do Ensino Fundamental II. Um termo de ajustamento de conduta foi firmado entre o município e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para a implementação do projeto. Na última semana mais um importante aliado integrou a ação, o Sebrae/SC que implementou a iniciativa Crescendo e Empreendendo, solução do eixo premium Comunidade Empreendedora do Programa Cidade Empreendedora, em busca de transformar a realidade da educação a partir do desenvolvimento de mentes inovadoras dentro da sala de aula. Pontos como evasão escolar, falta de interesse e adolescentes que trabalham para ter seu próprio rendimento e por isso faltam as aulas, estavam preocupando os educadores.
A professora e coordenadora do Projeto Aprender a Empreender em toda rede municipal de São Lourenço do Oeste, Rosi Mari Brandalize de Miranda, destacou que durante este ano, uma aula por semana será destinada para que professores e orientadores dessas turmas trabalhem conteúdos de liderança e empreendedorismo, além de realizarem dinâmicas de grupo. “Possuímos parceria com empresas públicas como o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Epagri e Cidasc e empresas privadas que desenvolvem oficinas com esses alunos e oferecem a primeira vaga de emprego para os concluintes do 9° ano. A participação no Projeto Aprender a Empreender possibilita aos estudantes, uma preparação para desempenhar as funções na empresa que futuramente trabalharão”, ressaltou.
Como o projeto está começando, Rosi explicou que foi preciso um norte para ser seguido e implementá-lo de maneira definitiva. “Além das dinâmicas e aulas diferenciadas, precisávamos de mais conteúdo para sustentá-lo, foi quando um amigo me falou sobre o Sebrae/SC e as diversas iniciativas e projetos. Entramos em contato e agendamos uma reunião, que proporcionou muita clareza sobre os próximos passos”, comentou.
A gestora regional no oeste do Programa Cidade Empreendedora, Gabriela da Costa Heming, explanou como o Sebrae/SC contribuirá com o projeto. “Apresentamos as possibilidades disponíveis no Cidade Empreendedora, e demonstrei a solução Crescendo e Empreendedor, que faz parte do eixo Educação Empreendedora. A proposta oferece um conjunto de capacitações digitais para alunos e professores, a exemplo de oficinas, cursos e jogos. São trabalhadas soluções educacionais em todos os níveis de ensino, em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho, são trabalhos que serão desenvolvidos e elevarão ainda mais os resultados do Apreender a Empreender”, assegurou.
As soluções disponíveis no eixo essencial contemplam consultorias, oficinas online para professores, caderno de atividades do Jovem Empreendedor 1° ao 9° ano, e-book´s de Educação Empreendedora para professores. Além da Trilha Educador do Futuro e o Desafio Liga Jovem.
O eixo-premium Educação Empreendedora contempla oficinas presenciais para professores, com 10 temáticas diferenciadas, oficina empreendendo no mundo da imaginação (ensino fundamental I – 1° ao 5° ano), oficina superando barreiras com criatividade, (para o ensino fundamental II – 6° ao 9° ano), e o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). E na Comunidade Empreendedora, há as soluções Crescendo e Empreendendo e Infância.com.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site