O Sebrae/SC, em parceria com a Lojas Renner, realizou, na última semana, em Blumenau, o Fórum de Boas Práticas do Projeto de Encadeamento Produtivo, reunindo empresários do setor da moda das regiões do Vale, Alto Vale e Sul de Santa Catarina. A iniciativa que envolve nove empresas âncoras, atende atualmente 32 empresas distribuídas em 17 municípios catarinenses.
O evento marcou um momento estratégico do projeto e teve como foco o compartilhamento de experiências, o reconhecimento de boas práticas e a disseminação de estratégias e soluções, fortalecendo a aprendizagem coletiva entre os participantes.
Durante o fórum, três empresas foram reconhecidas pelos resultados expressivos já alcançados ao longo do acompanhamento do Sebrae/SC: a Victória’s Facção, de Ibirama, a MCN Estamparia e a Resser Confecção, ambas de Indaial. As empresas apresentaram ações que contribuíram para ganhos significativos em produtividade, qualidade e eficiência operacional, com destaque para a redução do lead time, do retrabalho e o aumento da competitividade.
A Victória’s Facção, que atua há 12 anos no mercado e conta com 25 colaboradores, é um dos exemplos de transformação promovidos pelo projeto. No início do atendimento, a empresa enfrentava desafios relacionados à organização do fluxo produtivo e ao acúmulo de atividades no setor de revisão. A partir das orientações técnicas e gerenciais recebidas, alcançou um aumento de 34% na produtividade e uma redução de 46% no lead time.
“Também tivemos uma melhoria de cerca de 20% na pontualidade, uma redução de 71% no retrabalho e um avanço importante no gerenciamento da empresa como um todo”, destaca o proprietário Humberto Marçal.
Engajamento
Para a gerente regional do Sebrae/SC, Ionita Lunelli, os resultados obtidos reforçam a importância do engajamento dos empresários e da orientação qualificada.
Os casos apresentados demonstram que, com comprometimento e apoio técnico adequado, as pequenas empresas têm condições reais de crescer e se tornar mais competitivas. Esse é o propósito do Sebrae/SC”, afirma.
Os projetos de Encadeamento Produtivo têm como objetivo desenvolver e fortalecer cadeias produtivas de grandes empresas, preparando os pequenos negócios para atender com qualidade, eficiência e sustentabilidade. No setor da moda, uma das principais vocações econômicas de Santa Catarina, o projeto contribui para o fortalecimento da cadeia produtiva, impulsionando a economia regional e promovendo uma moda mais justa, responsável e sustentável.
-

