Essa convivência intensa com os pets por causa do distanciamento social também evidencia comportamentos que antes poderiam passar despercebidos ou ignorados, como: latido excessivo, mastigar objetos, urina e fezes em locais inadequados.
O mau comportamento demonstrado pelos animais reflete a busca por atenção, tédio, ansiedade, curiosidade ou excesso de energia. Atenta às essas dificuldades dos clientes, a Dogshow de Chapecó passou a oferecer um novo serviço: consultoria online para melhorar as reações dos cachorros em casa. A empresa que atua com hospedagem e adestramento de cães também ingressou em um novo mercado – dos felinos – ofertando a consultoria comportamental online para gatos.
“Esses dois novos serviços surgiram a partir de projetos que estávamos elaborando para atender, principalmente, os clientes de municípios próximos que nos procuravam. Contudo, com a pandemia, resolvemos colocá-los em prática, antecipando a execução para ter novos produtos e mais oportunidades de renda”, relata a proprietária e veterinária Lúcia Helena Maia Franco.
Como orientações aos tutores que precisam treinar seus animais para defecar no lugar certo, Lúcia explica que o primeiro passo é constatar se o animal não tem um problema físico e avaliar se isso é comportamental. Após identificar o motivo é preciso ter paciência para ensinar, evitando as broncas para não deixar o pet inseguro ou motivá-lo a fazer escondido atrás dos móveis. “O primordial é criar condições para que o animal possa acertar e assim valorizá-lo com recompensas como carinhos e petiscos”, explica.
A empresa também apostou em sua presença nas redes sociais, com parcerias de influencers digitais e sorteios para datas comemorativas, a exemplo do Dia das Mães que teve entrega de certificado de melhor mãe do mundo assinada com as patas dos “filhinhos/dogs”. Essas ações têm ajudado a empresa a manter sua saúde financeira, mesmo neste período delicado da economia. “Tivemos aceitações, mas ainda é cedo para avaliar a procura. Estamos otimistas pois é uma ideia que saiu do papel e está sendo operacionalizada. Antes as pessoas poderiam achar estranho adestrar o seu cachorro por uma consultoria online, mas agora, em função dessa pandemia, as pessoas se tornaram mais abertas e receptivas a essa proposta”, analisa a empresária.
De acordo com Lúcia, o apoio do Sebrae/SC é imprescindível para promover inovação nas empresas. “Por meio do acompanhamento refletimos sobre o negócio e analisamos novas ideias. Com isso, nos sentimos amparados”, comenta. A empresa Dogshow participa do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae. “Nosso agente local de inovação é o Gabriel Agnolin, que sempre nos ajuda muito, pois logo no início entendeu a dinâmica do negócio e nossas dificuldades, sendo muito proativo em colaborar com ideias e opiniões. Além das ferramentas apresentadas a cada encontro, apresentou o caminho a ser seguido”, finaliza.
A analista técnica do Sebrae/SC, Marieli Aline Musskopf, enfatiza que na região oeste o programa ALI atende 60 empresas com o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte a partir de orientação proativa, gratuita e personalizada.