ASN SC
Compartilhe

Evento Vindima em São Joaquim abre novas oportunidades de negócios

A palestra foi promovida em parceria entre o Sebrae e a Secretaria de Turismo de São Joaquim
Por SEBRAE/SC
ASN SC
Compartilhe

Com o propósito de abrir novas oportunidades de negócios ligadas à Vindima, que abre no próximo dia 1º de março, que o Sebrae e a Secretaria Municipal de Turismo reuniram na Casa da Cultura, no Centro de São Joaquim, na tarde desta quarta-feira (21), diversos empreendedores. Nesse contexto, a consultora do Sebrae, Flávia Didomênico enalteceu o “saber e fazer” como princípios básicos para a criação de alternativas a serem efetivadas e exploradas durante todo o período da Vindima. “O turista vem com dinheiro e quer gastar. E ele busca as opções naturais produzidas pela cidade”, evidenciou a consultora.

O frio tem sido o principal atrativo anualmente na região serrana, especialmente em São Joaquim. No entanto, o município tem diversas outras vocações turísticas como a maçã, o vinho, entre outras, evidenciadas, inclusive, pelos produtos ligados às Indicações Geográficas (IGs), caso da própria maçã fuji, os vinhos de altitude, o mel de melato da bracatinga e o queijo serrano, sem contar com as demais opções ligadas à natureza, e que devem ser apresentadas aos visitantes.

O objetivo do contato com os empresários foi o de lembrar a necessidade da comunicação e a divulgação de todos os potenciais, mas principalmente, com alternativas que possam agregar valor aos produtos já existentes. Ou seja, obter valorização a partir de uma economia criativa, e vender mais, com a feitura de produtos, como simples lembranças ligadas ao evento, ao território e às IGs. “O aproveitamento comercial de coisas novas deve fazer parte da estratégia para o aumento da produtividade e da lucratividade local”, explicitou Flávia.

Um dos exemplos está no enoturismo, uma das principais tendências para a conexão com o mercado turístico da região. A cultura do vinho está ligada à sustentabilidade de todo o território, e fortalece todos os processos da produção, com autenticidade e competitividade. O produto tem qualidade e força para competir com outros destinos, e pode fazer de São Joaquim, o principal.

O comércio local deixa de ser competitivo exatamente pela falta de produtos agregados. Segundo Flávia Didomênico, a partir de pesquisa da Fecomércio, de setembro de 2023, 84% dos turistas são atraídos pelos vinhos e pelos queijos, mas procuram por outras opções de compras.

Flávia lembrou que o evento da Vindima é uma promoção do enoturismo e exalta a celebração da cultura da colheita da uva e da cultura vinícola, em que a comunidade se reúne para colher, criando também a conexão com a natureza e a tradição, numa atmosfera que é percebida pelo turista. Em resumo, o encontro desta quarta-feira, em São Joaquim, foi uma oportunidade para identificar e reconhecer oportunidades, na atuação entre a relação de oferta e procura de produtos e serviços.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter  Telegram  YouTube Blog  Site