ASN SC
Compartilhe

Fábrica de petiscos naturais para pet melhora produtividade em 99% com consultorias

Com o desejo de empreender e a ideia de inovar em sua área de atuação, a médica veterinária Bruna Carolina Muller, de Concórdia no oeste catarinense, buscou concretizar seu sonho.
Por SEBRAE/SC
ASN SC
Compartilhe

Com o desejo de empreender e a ideia de inovar em sua área de atuação, a médica veterinária Bruna Carolina Muller, de Concórdia no oeste catarinense, buscou concretizar seu sonho. Primeiro investiu em conhecimento sobre mercado, tendências e gestão empresarial e, depois “colocou a mão na massa”. Sua dedicação em produzir petiscos e mastigáveis naturais tem proporcionado resultados cada vez maiores. Um exemplo disso é o recente Prêmio Indústria Eficiente – etapa regional oeste, com o indicador de 99,72% em melhoria de produtividade atingida. Reconhecimento idealizado pela parceria Sebrae/SC e Senai/SC.

“Costumo fazer vários cursos e sempre mergulhei de cabeça nessas oportunidades, o que favoreceu o rápido crescimento e reconhecimento da empresa”, analisa. A empreendedora participou do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) que promove melhorias da gestão, com foco em produtividade, aumento no faturamento e redução dos custos; do Programa Lucra Mais uma iniciativa projetada para orientar e desenvolver estratégias eficazes para aumento da rentabilidade do negócio e do Programa Agiliza voltado a tornar a indústria mais produtiva e competitiva – iniciativas que têm apoio do Sebrae/SC.

Essa busca constante por conhecimento contribuiu na delimitação do seu plano de negócio. Bruna relembra que a jornada empreendedora iniciou inspirada em seu fiel companheiro Giddens, um adorável vira-lata adotado, que começou a se coçar excessivamente. Investiguei e descobri que ele estava sofrendo de uma alergia alimentar (dermatite trofoalérgica). Após extensa pesquisa e testes, finalmente encontramos a alimentação ideal e ele voltou a ser alegre, saudável e cheio de vida”, revela. O conceito inicial da empresa era produzir alimentação natural para cães e gatos, conhecida também como “marmita pet”, porém o fato de ser um produto congelado limitava sua comercialização em todo país. Então, ao amadurecer sua concepção com auxílio de consultorias e cursos migrou a estratégia para produção de petiscos e mastigáveis naturais desidratados.

“Depois de diversos estudos abrimos a Pet Bem, no dia 19 de agosto de 2021. A empresa começou no térreo de nossa casa, com a produção de alguns petiscos feitos no forno mesmo. Aos poucos o negócio foi crescendo, adquirimos equipamentos, mudamos para um novo espaço e ampliamos a equipe de funcionários. Em paralelo, obtivemos o registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para produzir os mastigáveis, expandimos a abrangência de atuação e hoje vendemos pelo atacado e varejo (e-commerce). Atendemos pet shops, clínicas veterinárias, casas de ração e lojas online do segmento”, relata a empreendedora.

A Pet Bem produz petiscos e mastigáveis naturais para cães e gatos. Em seu processo de desidratação, as matérias-primas são, geralmente, reaproveitadas a partir de partes pouco utilizadas de peixes, bois, suínos e aves. Entre os produtos fabricados estão: Rabinho de Peixe (barbatana de tilápia), Churrasquinho Suíno (pulmão), Tirinhas de Boi (couro bovino), Chocalho Pet (aorta recheada com fígado), Lombinho Crocante (lombo suíno), Pé de Galinha, orelha suína, casco, chifre, dentre outros. Esses itens são 100% naturais e contribuem para o bem-estar, para o gasto de energia e para a limpeza dos dentes de cães e gatos.

PROGRAMA AGILIZA

A empreendedora relata que o principal desafio superado com auxílio das consultorias foi do controle de estoque. “Tínhamos tudo automatizado em planilhas em virtude da necessidade de rastreabilidade, porém nossa dificuldade era de organizar o estoque digital. Então, com auxílio da consultora Joana Canton, elaboramos uma plataforma para unir todas as nossas planilhas, tanto da fabricação quanto de expedição. Com isso, visualizamos a produção, o estoque, o que precisava ser produzido ou matéria-prima a ser comprada”.

De acordo com Bruna, saber o que era necessário produzir contribuiu, significativamente, para elevar o indicador de produtividade. “Pequenas empresas não têm um grande estoque e o nosso produto demora muito tempo para ficar pronto. Com essa plataforma temos noção de quanto produzimos de determinado produto, a quantidade vendida e a matéria-prima necessária, além da previsão do tempo para ser comercializado”.

Como planejamento futuro, a empreendedora antecipa a construção de uma fábrica com maior capacidade produtiva. “Nosso sonho é crescer e trabalhar com representação, principalmente, aqui na região sul do Brasil. O mercado pet é uma tendência e a produção de alimentos 100% natural representa longevidade e bem-estar para os bichinhos de estimação. Atualmente, muitos pedidos ficam aguardando produção porque já não damos conta de atender a demanda, o que só tende a aumentar”, analisa a empreendedora.

INDÚSTRIA EFICIENTE

O Prêmio Indústria Eficiente é uma iniciativa do Sebrae/SC e do Senai/SC para homenagear as micro e pequenas indústrias que alcançaram os melhores resultados nos programas de melhoria de produtividade oferecidos em conjunto pelas duas instituições. No total, 850 empresas foram avaliadas por uma comissão composta por especialistas das duas entidades. Entre os critérios utilizados estiveram assiduidade nas consultas (menor número de remarcações), cumprimento do cronograma, nota técnica do consultor e índice de produtividade ou melhoria alcançados.

“Estou muito emocionada por conquistar esse prêmio na etapa regional, que, para mim, é um símbolo de sucesso e de reconhecimento. Quem é empreendedor sabe do que estou falando, pois lutamos diariamente em busca do melhor para nossas empresas. O Sebrae/SC e o Senai/SC nos ajudam nessa caminhada, por meio das consultorias e no aprimoramento da gestão e da produtividade. Essa conquista levarei para toda a vida”, afirmou emocionada a proprietária.

E empreendedora também relatou sua experiência em participar da etapa estadual do Prêmio. “Foi uma honra para nós, da Pet Bem, representar as micro e pequenas indústrias do oeste catarinense. Esse momento destacou o esforço de toda a nossa equipe e nossa constante busca por inovação e qualidade no mercado pet. Quero agradecer ao Sebrae/SC e ao Senai/SC pelo apoio ao longo dessa jornada. Vocês foram, e continuam sendo, essenciais para o nosso crescimento e eficiência”.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site