Desde que deu início ao próprio empreendimento, a empresária Fabiana Mollmann sempre valorizou o contato pessoal e a conversa frente a frente para fechar negócio e realizar vendas. Entretanto, com as medidas de isolamento para evitar a proliferação do novo coronavírus, ela e a irmã Juliana, sócia no negócio de roupas femininas com tamanhos diferenciados, precisaram rever as formas de trabalho para se adaptar ao período. Com o showroom da loja fechado e a maioria dos clientes lojistas também passando pela fase de crise, a marca aproveitou o cenário de incertezas para investir também no comprador final, com a realização de um bazar online e a criação de um site para e-commerce, que será lançado.
Quando começou, em fevereiro de 2018, a Tudonas Wear atendia clientes específicas com a produção de poucas peças, depois com uma produção maior para revendedoras até chegar aos lojistas, que atualmente representam 90% dos compradores da marca, como conta Fabiana. A ideia de montar o negócio surgiu de uma observação pessoal com a falta de opções de roupas com corte clássico, de alfaiataria, para mulheres com estrutura corporal grande. “Eu não encontrava blusas no meu tamanho, minha estrutura óssea é grande. O GG da modelagem tradicional não servia e no plus size as peças que eu encontrava eram cheias de informação, muito chamativas e em uma modelagem que não caia tão bem”. O intuito da marca, de acordo com a empresária, é atender mulheres com as mesmas necessidades, levando autoestima e confiança através do vestuário.
Com o negócio crescendo e com boas perspectivas para 2020, as empresárias fizeram um grande estoque de matéria prima para fabricar as peças, agora produzidas em menor escala. O impacto da pandemia do Coronavírus quebrou algumas expectativas da marca, que precisou se reorganizar para enfrentar o período. Isso foi possível com a capacitação adquirida com projetos do Sebrae/SC, como o Sebrae Delas Mulher de Negócios, Empretec e Agentes Locais de Inovação, que possibilitaram às irmãs avaliar a situação e com quem poderiam contar para tomarem decisões para a nova realidade. “O apoio do Sebrae foi primordial para enfrentar esse momento que estamos vivendo com a Tudonas, para fazer as escolhas com a segurança de as nossas decisões são o melhor para a empresa”, explica Fabiana.
Com os planejamentos refeitos, Fabiana e Juliana organizaram um catálogo virtual para continuar atendendo os lojistas e realizaram um bazar online voltado às consumidoras finais. Em dois dias, o evento via WhatsApp reuniu 118 mulheres de diversas localidades e teve peças esgotadas. O resultado positivo foi importante para as empresárias definirem dar continuidade às vendas diretas. O site, até então institucional, vem sendo estruturado para atender no formato de loja virtual e será lançado nos próximos dias. A ideia empolga as irmãs, que apesar das dificuldades do cenário atual, se mostram otimistas e seguras com o trabalho realizado e com a chegada de novas clientes.