ASN SC Atualização
Compartilhe

Programa Cidade Empreendedora: Pinhalzinho renova parceria com o Sebrae/SC

A assinatura do termo de adesão ocorreu no 24º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho
Por Sebrae Santa Catarina
ASN SC Atualização
Compartilhe
Assinatura do termo de adesão ocorreu no 24º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho

Por ter uma gestão pública focada em resultados a Administração Municipal de Pinhalzinho renovou, nesta semana, a parceria com o Sebrae/SC para implantação de mais um ciclo do Programa Cidade Empreendedora. A assinatura do termo de adesão ocorreu no 24º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho. A breve solenidade foi prestigiada por diretores e colaboradores do Sebrae/SC, servidores municipais, lideranças políticas, 30 prefeitos da região oeste catarinense que vieram para conhecer a proposta do novo ciclo do Cidade Empreendedora e para entrega do Programa Agente Territorial Sebrae (ATS), empresários e profissionais da imprensa.

“Os números falam por si e matemática é uma ciência exata, ou seja, os números que tivemos desde a implantação do Programa Cidade Empreendedora mostram o crescimento obtido, o fortalecimento conquistado e, principalmente, o incremento no movimento econômico. Nos últimos cinco anos, ou seja, de 2016 a 2021, Pinhalzinho teve 99,6% de crescimento no seu Produto Interno Bruto (PIB), conforme os últimos resultados publicados, o que representa um avanço de 100%. Enquanto, lamentavelmente nosso País e a economia mundial em cinco anos não cresceu 10%”, analisou o prefeito Mario Afonso Woitexem ao agradecer a parceria com o Sebrae/SC.

O prefeito Mario Afonso Woitexem agradeceu a parceria com o Sebrae/SC

De acordo com o prefeito, a contribuição do Programa Cidade Empreendedora nos ciclos anteriores favoreceu não apenas para fomentar novos negócios, mas também para profissionalizar os recém-empresários. “Com o apoio dos consultores credenciados podemos aperfeiçoar aqueles que começaram o seu negócio com orientações em várias áreas, como marketing digital e custos de produtos/serviços”.

O prefeito relatou que para os microempreendedores individuais (MEIs) disponibilizamos capacitações para que eles possam administrar o seu próprio negócio a partir de passos corretos e com isso ampliar o faturamento e mudar sua modalidade jurídica para microempresa e empresa de pequeno porte até se consolidar como empresário de um grande negócio. Temos a certeza que esse programa terá continuidade com os próximos gestores municipais porque incentiva e apoia quem quer empreender em Pinhalzinho”, ressaltou.

Pinhalzinho já é uma referência nacional de desburocratização e os próximos passos serão no sentido de avançar a simplificação de processos em todos os setores internos da Administração Municipal. “No setor de engenharia estamos digitalizando os processos, o que refletirá obviamente na rapidez da abertura de negócios, mas principalmente na economia porque não serão necessárias tantas pranchas e nem deslocamento ao setor. Além de ficar tudo registrado, disponível para futuros estudos e promover a transparência dos processos”, enfatizou Woitexem.

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

O diretor-superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, explicou que a entidade atua com dois pilares específicos: desenvolvimento territorial e desenvolvimento do pequeno negócio. “Nossa visão de futuro é reduzir as desigualdades no Estado pelo empreendedorismo e um grande parceiro nessa empreitada são os Municípios”, reforçou.

Também representaram o Sebrae/SC o presidente do Conselho Deliberativo Renato Campos de Carvalho, o vice-presidente do Conselho Deliberativo Antônio Marcos Pagani de Souza, o diretor técnico Luc Pinheiro e o gerente regional do Sebrae/SC no oeste Udo Martin Trennepohl.

-

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.