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Pub e pizzaria da capital renegocia contratos e aposta em apps de delivery durante pandemia

Com atendimento reduzido, o empreendimento tomou uma série de medidas para se adaptar ao período
Por Redação
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Com as medidas de restrição iniciadas em março para evitar a proliferação do coronavírus, estabelecimentos de todos os segmentos no Estado precisaram encontrar formas de lidar com a pandemia. Para o empreendedor Daniel Schaefer, a mudança veio logo após a abertura de seu pub e pizzaria, quando ainda se adaptavam a uma rotina e um público. Com a nova realidade fora dos planos iniciais, o negócio conseguiu se ajustar com algumas medidas, como a redução do atendimento presencial, negociação de contratos com aluguel e fornecedores e a adesão à aplicativos de entrega, além de fortalecer as redes sociais para informar sobre o funcionamento e higienização do estabelecimento.

A ideia de criar o Schaefer Pub surgiu há seis anos, depois de algumas viagens em que Daniel e os sócios viram a oportunidade em trabalhar com chopes artesanais de Santa Catarina. A primeira loja foi aberta em 2018 no aeroporto de Florianópolis, onde permaneceu por 20 meses, sendo o primeiro pub naquele local. “Nosso objetivo naquela época era ser uma melhor espera entre os destinos dos passageiros valorizando os produtos locais”, conta Schaefer. Com o êxito na primeira loja, o empresário decidiu mudar e atender em um local com movimentação de pessoas a pé. Para isso, o ambiente escolhido para a nova fase do negócio foi no bairro da Trindade, em Florianópolis, com a circulação de estudantes e funcionários de escritórios. Aberto em fevereiro, o novo estabelecimento passou a oferecer além de bebidas produzidas no Estado, as pizzas individuais com massa de fermentação longa.

Porém, um mês depois, o cenário mudou. A adaptação ao período de pandemia foi rápida, o que Daniel avalia ser um diferencial. O empresário renegociou contratos como os de aluguel e com fornecedores, conseguindo descontos e extensão de prazos para pagamentos. Além disso, o pub, que atendia também no horário do almoço, passou a atender com o horário reduzido no período noturno. Os funcionários trabalham em número mínimo e em equipes que se revezam, já o translado deles foi negociado a custos menores com aplicativos de transporte. No atendimento ao público, eles adquiriram embalagens específicas para o transporte de chope, abriram a opção de take away, em que o cliente busca o pedido na loja, e focaram no atendimento para pedidos de delivery através do iFood, app em que tem avaliação máxima.

Durante essa e outras fases do empreendimento, o empresário contou com o Sebrae/SC para ter apoio e capacitação. “A instituição foi muito importante, principalmente como fonte de informação por meio dos webinar. O Sebrae é sem dúvida uma referência de consultoria e treinamento para nós”, explica. Para o futuro, ele acredita que o movimento que vinha crescente não vá voltar como antes e que as pessoas vêm adquirindo novos hábitos através das tecnologias, o que o faz manter o serviço de delivery por aplicativos para além da quarentena.