ASN SC
Compartilhe

Rota do Gole é lançada em Quilombo

Proposta valoriza a produção local de bebidas artesanais
Por Redação
ASN SC
Compartilhe

Cachaça, licor, rum, graspa, vinho e cerveja são produzidas por vários empreendedores rurais do município de Quilombo, no oeste catarinense. Entre os ingredientes para essas bebidas artesanais estão os conhecimentos herdados e repassados entre as gerações e os aspectos culturais marcantes da região. Para valorizar essa produção local será lançado na quarta-feira (15)às 17 horas, uma nova opção de turismo no município – a Rota do Gole. O evento acontecerá na Cachaçaria da Dona Nelva, localizado a dois quilômetros da área urbana, na Linha Kennedy.

A Rota do Gole tem apoio da Prefeitura Municipal, do Sebrae/SC, do Sicoob, da Cresol Oeste Catarinense e do gerente do Banco do Brasil – Agência de Quilombo Daniel Marcos Moretti. Prestigiarão a solenidade autoridades locais, membros do Conselho Municipal do Turismo (COMTUR) e empresários integrantes dos atrativos turísticos do município (Rota do Gole, Rota Encantos Rurais, Cataratas de Quilombo e Termas de Quilombo).

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Lenoir Bigolin, a proposta surgiu em virtude do grande número de produtores de bebidas artesanais no município e pela constante procura de visitantes e moradores da região por esses produtos. A Rota do Gole mantém as tradições passadas entre as gerações, agrega valor aos produtos do município e incrementa ainda mais opções para os turistas.

Os principais atrativos da Rota do Gole são as paisagens rurais, a degustação dos produtos e aquele bate-papo gostoso com as famílias do campo. Integram essa rota: Vinícola Dom Udério (Família De Cezaro), Cachaçaria Dona Nelva (Nelva Dalssaço), Vinícola Busnello (Família Busnello) e Cervejaria Enderle Bier (Família Enderle).

O prefeito Silvano de Pariz relembra que as estratégias de fomento ao turismo são elaboradas com apoio do Sebrae/SC desde 2017. “Muitos resultados foram obtidos nos últimos anos a exemplo da valorização de produtos locais e o reconhecimento das propriedades rurais. Com isso a população vislumbrou que o turismo pode ser uma alternativa de crescimento e de renda para vários setores econômicos. Nossa intenção é transformar Quilombo em um paraíso a ser visitado”, antecipa o gestor.

Para o servidor municipal Rildo José Beber Quilombo sempre teve potencial turístico com as águas termais, o belíssimo relevo e o povo hospitaleiro, mas deu atenção a outros setores. “Observamos que precisávamos de um novo norte para o futuro do município e o turismo representa uma das mais promissoras atividades econômicas”, observa.