ASN SC
Compartilhe

Tubarão é Mais: Movimento pela retomada econômica dos pequenos negócios segue com ações em 2021

Projeto conta com iniciativas para diversos segmentos da economia da Cidade Azul
Por Redação
ASN SC
Compartilhe

Criado com o objetivo de alavancar a retomada econômica de micro e pequenos empreendimentos afetados pela pandemia, o Movimento Tubarão é Mais foi lançado no ano passado e segue com diversas ações em 2021. Tendo em vista que os pequenos negócios são os que mais sentem os efeitos do Coronavírus, o projeto abrange vários segmentos econômicos da Cidade Azul.

Idealizado pela Administração Municipal e o Sebrae/SC, o Tubarão é Mais está dando sequência, neste ano, principalmente aos projetos ligados ao setor de comércio varejista, sobretudo do bairro Oficinas, onde é planejada a construção do place branding do bairro.

O termo em Inglês se refere à estratégia de desenvolver a identidade de um local, ou seja, transformar um lugar em uma marca – nesse caso, fazer do bairro Oficinas um ponto no mapa interessante para ser conhecido e visitado. Para que isso aconteça, são necessárias diversas ações a curto, médio e longo prazo.

Esse é um dos objetivos do Tubarão é Mais, auxiliar os pequenos empreendedores e, consequentemente, melhorar o ambiente de negócios na Cidade Azul, como explica a analista de negócios do Sebrae/SC, Renata Goulart.

“Quando os pequenos negócios se desenvolvem, eles promovem o desenvolvimento do município como um todo, por isso a importância de criar iniciativas em apoio aos empreendedores, ainda mais nesse momento delicado para eles”, pontua.

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, ressalta que o Município tem mantido um diálogo próximo e aberto com o setor produtivo desde o início da pandemia. “Sabemos da dificuldade de muitos setores, mas os pequenos empreendimentos acabam sentindo mais. Por isso investimos nessas soluções, a exemplo do que temos feito nos últimos quatro anos. Estou especialmente entusiasmado com o projeto do bairro Oficinas, será mais uma entrega para este importante e histórico bairro da nossa cidade”, enaltece o chefe do Executivo Municipal.

-

O que já foi feito

Conforme a analista, foram realizadas diversas ações e aplicadas várias soluções junto aos pequenos negócios de diferentes setores econômicos em 2020, como consultorias em gestão, capacitações coletivas por segmento, curadorias, realização do I Festival Gastronômico de Tubarão, mentorias, workshops on-line, entre outras.

“Dessa forma, foram atendidos artesãos, negócios ligados ao trade turístico, restaurantes, produtores rurais, comerciantes (quase 40 empresas de Oficinas e outras 14 do Centro), startups em fase inicial, além de mais de 90 Microempreendedores Individuais através da segunda edição do Acelera MEI – Programa de Aceleração do Crescimento para o MEI de Tubarão”, destaca Renata.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Cidade Azul, Giovani Bernardo, afirma que a avaliação por parte dos empreendedores já é bastante positiva.

“O retorno que recebemos dos empresários das ações já executadas e em execução está muito positivo. Nosso papel é fomentar a cultura do empreendedorismo e da inovação e o Tubarão é Mais tem nos ajudado a cumprir esse propósito. Com entregas ainda em curso, acredito que, ao final, o impacto destas ações será sentido, não somente para o momento imediatamente pós pandemia, mas para todo o futuro da cidade”, finaliza Giovani.

-

Diversos segmentos

O Tubarão é Mais é voltado para os segmentos de Agricultura (produtores rurais e empreendimentos da agricultura familiar), Artesanato (negócios de produção artesanal), Comércio Varejista de Oficinas e do Centro, Gastronomia (empreendimentos de alimentação fora do lar, como restaurantes), Inovação (startups em fase inicial) e Turismo (negócios do trade turístico, como hotéis, pousadas, guias e equipamentos turísticos), além de Microempreendedores Individuais (MEIs), micro e pequenas empresas e empreendedores individuais de forma geral.

O projeto conta com a parceria da Associação Empresarial de Tubarão (Acit); Associação das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais de Tubarão (Ampe); Associação de Hotéis, Bares e Restaurantes da Amurel (Ahbra); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão; Núcleo de Dirigentes Lojistas (NDL) de Oficinas; Casa do Microcrédito; Cooperativa dos Agricultores Familiares de Tubarão e Região (Cooperazul); FORMUS movelaria + arte; e Sindicato dos Contabilistas de Tubarão e Região (Sindicont).