ASN SC Atualização
Compartilhe

Catarinense vence Prêmio Educador Transformador 2023

A classificação final foi anunciada na Bett Brasil 2023, maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina
Por Sebrae Santa Catarina
ASN SC Atualização
Compartilhe

Uma professora de Brusque, cidade participante do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC, venceu o Prêmio Educador Transformador 2023, na categoria infantil. O trabalho vencedor foi “O Desenvolvimento do Pensamento Computacional e o Raciocínio Lógico na Educação Infantil”, da professora Joana Bertoldi. A classificação final foi anunciada na Bett Brasil 2023, maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina, em São Paulo, no Transamérica Expo Center.

O projeto vencedor foi desenvolvido a partir da vertical estratégica Educação Empreendedora, do Programa Cidade Empreendedora, que busca promover o desenvolvimento econômico e social de municípios catarinenses a partir de verticais estratégicas, atuando em parceria com a prefeitura das cidades.

“Neste projeto trabalhei envolvendo a temática de robótica, algoritmo, raciocínio lógico, etc. Foi uma resposta muito positiva das crianças para mim. Não imaginava a dimensão que o projeto acabou ganhando, nunca sequer imaginei participar de um prêmio, ainda mais a nível nacional. Está sendo uma experiência incrível, porque além de ter meu projeto reconhecido, acredito que isso acaba inspirando outras pessoas a participarem e desenvolverem projetos com outras crianças”, conta a professora Joana.

Ao todo, foram 70 finalistas, sendo que desses, sete projetos educacionais foram vencedores do Prêmio Educador Transformador 2023. Além da professora Joana, outros três catarinenses também chegaram à final, representando as cidades de Itapema, Caçador e Criciúma.

As categorias do Prêmio foram Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio Regular; Educação Profissional Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação Superior.

Participaram professoras e professores brasileiros, de escolas públicas ou privadas, que implementaram projetos educacionais nos anos de 2021, 2022 e/ou 2023. Os vencedores representam os estados de Santa Catarina, Paraíba, Rio de Janeiro, Pará, Pernambuco, São Paulo e Brasília.

O objetivo do Prêmio foi apresentar projetos inspiradores, demonstrando o poder transformador da educação e representar os profissionais de todo o país que, com criatividade e compromisso, desenvolvem projetos que estão transformando pessoas e contextos locais.

Projetos catarinenses finalistas

O Desenvolvimento Do Pensamento Computacional E O Raciocínio Lógico Na Educação Infantil – Joana Bertoldi – Brusque – SC VENCEDORA NACIONAL CATEGORIA ENSINO INFANTIL

Projeto Planeta Educar: Pensar e agir localmente. Pensar e agir globalmente – Junior Cesar Goncalves Dos Santos – Itapema – SC FINALISTA NACIONAL FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

O Rio Do Peixe Começa Aqui – Daiane Xumadelo De Souza Leal – Caçador – SC FINALISTA NACIONAL CATEGORIA EJA

Mapa de Inovação – Ferramenta lúdica para geração de ideias – Diego Piovesan Medeiros – Criciúma – SC FINALISTA NACIONAL CATEGORIA ENSINO SUPERIOR