ASN SC
Compartilhe

Empresa Farmafórmula inova nos processos de gestão após acompanhamento do Sebrae/SC

A empresa é a maior franquia de manipulação do país, sendo referência nacional no mercado magistral há 40 anos
Por Sebrae Santa Catarina
ASN SC
Compartilhe
As empresárias resolveram abrir o negócio próprio no ramo farmacêutico

As farmacêuticas Tanara Beatriz Weber e Isaura Jaqueline Weber tinham o sonho de abrir o próprio negócio. Em 2021 se tornaram empreendedoras do ramo farmacêutico e abriram uma franquia da Farmafórmula em Concórdia, no oeste catarinense. A empresa é a maior franquia de manipulação do país, sendo referência nacional no mercado magistral há 40 anos e em Santa Catarina teve sua primeira franquia aberta no município.

A Farmafórmula Concórdia trabalha com manipulação e personalização de fórmulas humanas e veterinárias. Em 2022, com um ano de empresa, contou com acompanhamento do programa ALI (Agente Local de Inovação), realizado pelo Sebrae/SC.

As empresárias conheceram o trabalho do ALI por meio de indicação de outra empresa que participou e teve bons resultados e isso fez com que percebessem alguns pontos que precisavam de atenção. Entre eles, melhorar de processos, contratar novos colaboradores, delegar tarefas, aumentar o faturamento, aprimorar o marketing, implementar ferramentas de sistema para agilizar o atendimento ao cliente e realizar treinamento e reuniões com a equipe.

Por meio do acompanhamento do ALI, elas conseguiram organizar os processos dentro da empresa. Segundo Tanara, houve descentralização de tarefas que foram repassadas aos colaboradores. As empreendedoras também implementaram a pesagem monitorada com melhoria e maior garantia de qualidade e controle de estoque, além de alcançarem mudanças do marketing, se tornando mais fortes no digital, trazendo maiores informações ao cliente.

“Conseguimos identificar quais eram nossos custos, apreendendo a calcular se estavam sendo aplicados os valores corretos e correspondentes a nossa despesa operacional”, destaca a empresária.

As farmacêuticas também conseguiram, por meio do acompanhamento do ALI, identificar que a junção de pequenas ações resolve o desafio maior. “É importante dividir os problemas e avaliar quais são mais urgentes e quais deles realmente impactam no nosso faturamento ou processo”, afirma.

Tanara destaca a importância de delegar funções e responsabilidades para que mais pessoas ajudem na resolução de dores empresariais, gerando assim resultados. “Aprendemos a colocar datas, prazos e metas para resolução de questões e que não é necessário investir muito dinheiro para melhorar, basta saber usar as ferramentas corretas”.

Além do trabalho do ALI, as empreendedoras também aderiram a consultoria financeira do Sebrae/SC, onde organizaram o custo fixo, variável e o lucro, resultando em melhor planejamento. “A perspectiva de outra pessoa faz observarmos pequenos detalhes que passam despercebidos. Somos muito focados em processos e acabamos esquecendo do que está ocorrendo ao redor. Nossa empresa, gostaria de ficar permanentemente no programa ALI”, afirma Tanara.

De acordo com a gestora do programa na regional oeste do Sebrae/SC, Marieli Aline Musskopf, o ALI visa a melhoria da produtividade dos pequenos negócios a partir de um acompanhamento focado no aumento da produtividade.

“O programa proporciona inovação em produtos, processos, marketing, modelos de negócio, práticas sustentáveis e digitalização. Destaque no mercado, crescimento e fortalecimento da marca. Aumento da competitividade e da produtividade e novas oportunidades de negócio”, salienta.

-

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.