ASN SC Atualização
Compartilhe

Itajaí inicia o mapeamento do Ecossistema de Inovação da região

O evento teve como proposta reunir o poder público, a comunidade empreendedora, instituições empresariais e de ensino
Por SEBRAE/SC
ASN SC Atualização
Compartilhe

O evento teve como proposta reunir o poder público, a comunidade empreendedora, instituições empresariais e de ensino, para mostrar a importância da união destes atores no desenvolvimento da inovação local com foco no futuro da região.

Estimular o empreendedorismo por meio da tecnologia, inovação e criação de startups, fortalecendo assim o Ecossistema de Inovação da região, foi o objetivo do encontro realizado no Elume Park Centro Regional de Inovação e NuTI – Polo Acate. O evento – que reuniu a comunidade empreendedora, é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Tecnologia de Itajaí – SCTI, entidades, empresas, instituições de ensino, Prefeitura e Sebrae/SC. Na oportunidade, Girlene Castro, analista de Inovação da entidade, explicou o papel do Sebrae no processo de implantação da metodologia do Ecossistema Local de Inovação – ELI.

De acordo com ela, o município entende que a inovação já existe, mas é preciso organizar esse Ecossistema conectando os atores. Cada instituição ou entidade, cada CNPJ está trabalhando a sua pauta de forma isolada. E o Sebrae tem a responsabilidade de identificar esses atores, conhecer cada iniciativa e uni-los para pensar juntos o futuro da inovação. “Com esse mapeamento temos o retrato do Ecossistema e a partir daí conseguimos criar uma corrente e unir forças”, finalizou Girlene.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni destacou a importância do projeto. “O Ecossistema Local de Inovação é construído por todos nós e o sucesso só é garantido quando temos a participação de todos os atores. Tenho certeza, que o resultado desse mapeamento vai ser extraordinário para a cidade e toda a região”, destacou.

Para Emerson Pereira, presidente da Itajaí Participações – gestora do Elume Park, a metodologia vai ajudar o modelo de governança. “Desta forma vamos conseguir orquestrar melhor os atores e tirar melhor proveito disso. Fazer com que isso, de fato, impacte a cidade, a região e as pessoas de forma positiva”, completa.

No encontro – que aconteceu na última terça-feira (6), Lincoln Rezende abordou a ‘Importância do ecossistema na competitividade das empresas com as iniciativas da ArcelorMittal e o programa iNO.VC’. Estavam presentes também a gerente da Regional Foz do Sebrae/SC, Juliana Bernardi Dall’antonia e o gestor do Programa Cidade Empreendedora, Alcides Sgrott Filho.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter  Telegram  YouTube Blog  Site