Enquanto alguns negócios estão sofrendo prejuízos por conta da pandemia de Coronavírus, outros estão obtendo resultados positivos justamente neste período. É o caso do ToPedindo, plataforma de delivery local e marketplace desenvolvida em Criciúma. Nos últimos dois meses, houve um acréscimo de 126% no faturamento, sendo necessário aumentar a estrutura da empresa e contratar mais funcionários.
-
A razão do sucesso do ToPedindo está no que tem sido uma dor de cabeça para diversos negócios: o fechamento no início da pandemia, em cumprimento ao decreto do Governo do Estado e, mesmo com a posterior liberação do comércio e outros setores, o movimento de pessoas nas ruas segue abaixo do que era considerado normal, o que representa uma queda significativa nas vendas presenciais. Com isso, muitos empresários estão migrando ou implantando o comércio digital.
Inclusive, o ToPedindo integra a campanha Compre Digital do Comércio Local, uma iniciativa em parceria com a Prefeitura de Criciúma e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade. A ação é um incentivo para comerciantes locais, já que a plataforma está cedendo um período de gratuidade por 90 dias para as empresas que aderirem ao sistema neste momento atípico. Após realizarem um cadastro, os negócios passam a oferecer os seus produtos de forma virtual para os clientes, os quais podem comprar pelo aplicativo ou site e receber onde desejarem.
Quem explica é o sócio da empresa, Luís Felipe Cardoso Fabris. Durante o trimestre de gratuidade, os custos ficam por conta do ToPedindo. Já a Prefeitura e a CDL apoiam na divulgação da campanha. Ainda segundo ele, a plataforma conta com mais de 380 estabelecimentos ativos nos mais variados segmentos, como alimentação, conveniência, mercados, farmácias, pet shop, moda, saúde e bem-estar, distribuidora, casa e escritório, entre outros. Até o momento, foram contabilizados mais de 23 mil clientes.
“O Compre Digital do Comércio Local é um movimento muito interessante para auxiliar o comerciante a não ficar de portas fechadas e para ter a sua presença digital. Inclusive, cedemos esse período de gratuidade em nosso marketplace para ajudar os estabelecimentos que tiveram queda nas vendas neste período de pandemia”, afirma Fabris.
Planos de expansão
Desenvolvido em 2013 para atender restaurantes que precisavam automatizar o processo de pedidos on-line e entregas, o ToPedindo atende, hoje, cerca de 20 cidades no Sul catarinense. Como o engajamento e o sucesso da campanha iniciada em Criciúma foram bastante consideráveis, a empresa está em processo de expansão para replicar o projeto multi-institucional em outras cidades do estado.
“Somos como um shopping virtual, considerados um delivery de tudo e estamos em constante crescimento. Tivemos que aumentar a estrutura da empresa e contratar mais pessoas para atender a demanda gerada pela pandemia, fomos na contramão do mercado. Também triplicamos nossos investimentos em marketing para atrair mais clientes finais para utilizarem nossa solução, pois queremos ser parceiros dos estabelecimentos, sendo a ponte tecnológica entre o cliente final e a empresa”, destaca Fabris.
Quem tiver interesse em realizar alguma compra ou conhecer a plataforma pode acessar o site www.topedindo.com.br. A empresa também está nas redes sociais: @ToPedindo no Facebook e