Com o desafio de precificar os serviços prestados, mapear o fluxo de trabalho de cada colaborador e definir medidas de gerenciamento das demandas a Agência ID 183 Marketing Inteligente, de Chapecó (SC), participa do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI). A iniciativa é executada pelo Sebrae/SC em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
De acordo com o sócio-fundador e gestor comercial, Rafael José Fávero, pelo programa foi possível detectar os pontos fracos e fortes do negócio e com os dados foram traçadas estratégias. “Visualizamos a necessidade de intensificarmos ações de marketing para nossa empresa, por isso buscamos alguns projetos e estamos colocando em prática. Além disso, algumas plataformas de gerenciamento estão sendo aplicadas para definirmos nosso fluxo de trabalho”, explica.
Outra contribuição do Programa ALI, segundo o empresário, foi o aperfeiçoamento da tabela de preços dos serviços prestados. “A precificação foi melhorada para inserirmos nossa margem de lucro, pois estávamos negociando somente com o custo. Em paralelo, definimos as metas, pois não tínhamos esses valores para referência”, comenta.
A empresa foi fundada em setembro de 2020, após os empreendedores observarem a necessidade do mercado, uma vez que o marketing digital para a média e pequena empresa, de maneira especializada e personalizada, é algo inexpressivo. “Os resultados não eram acompanhados e, portanto, o empresário não confiava neste trabalho, mas se desenvolvido com estratégia e conhecimento ele é sensacional. A experiência comercial aliada ao conhecimento técnico nos capacita a entregarmos um projeto diferenciado”, observa Rafael.
Além de Rafael, são sócios-proprietários Johnny Wunderlich (gerente de desenvolvimento e tecnologia, responsável pela criação e gestão de sites e design), Mayara Zanin Silva (gestão das redes sociais, design e marketing de conteúdo) e Charlene Ferreira da Silva Fávero (gestão administrativa, financeira, jurídica e marketing de conteúdo).
Segundo Rafael, a motivação para participar do Programa ALI surgiu a partir da oportunidade gratuita de receber orientação técnica para buscar resultados.
“O programa ficará marcado na trajetória do nosso negócio pelo norte que nos concedeu, tanto em gestão quanto em planejamento. Também contribuiu na identificação de nossas falhas para que pudéssemos solucioná-las e evitar prejuízos futuros”, analisa Fávero ao comentar que esse modelo de atendimento (mescla de coletivo e individual) é uma oportunidade para debater conhecimentos e fortalecer vínculos.
-
PROGRAMA ALI
O Sebrae/SC está com inscrições abertas para os empresários interessados em implementarem inovações em seus negócios a partir do Programa ALI. Os interessados devem realizar a inscrição pelo link https://sebrae.sc/alioeste.
O programa visa auxiliar as microempresas e empresas de pequeno porte a implementar práticas inovadoras, a identificar os estágios de inovação e ampliar os negócios a partir das expectativas de seus clientes. A metodologia utiliza conceitos e ferramentas que são aplicadas por grandes empresas inovadoras e startups de rápido crescimento.