ASN SC
Compartilhe

Vargeão aposta em estratégias de incentivo e expansão dos micro e pequenos negócios

Os números mostram a força dos empreendedores catarinenses e o Sebrae/SC é um ator importante nesse processo
Por Sebrae Santa Catarina
ASN SC
Compartilhe
Entrega da agenda setorial foi feita ao prefeito de Vargeão, Volimir Felipe.

As micro e pequenas empresas impactam diretamente no desenvolvimento econômico dos municípios onde estão inseridas. No Brasil são cerca de 20 milhões de Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Somente em Santa Catarina são mais de 600 mil. Os números mostram a força dos empreendedores catarinenses e o Sebrae/SC é um ator importante nesse processo, uma vez que desenvolve intenso trabalho de valorização e impulsionamento da modalidade jurídica.

Uma das ações de incentivo aos empreendedores é o Programa Agente Territorial Sebrae (ATS) que atua com foco na implementação e continuidade de programas e projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei 123/2006). O ATS também faz um mapeamento para identificar os principais setores econômicos do município e, a partir disso, é elaborada a agenda setorial com objetivos e estratégias para alavancar o desenvolvimento sustentável do município.

Na região oeste de Santa Catarina, muitos municípios estão aderindo a agenda setorial do ATS. Recentemente, o município de Vargeão também aderiu ao programa. A entrega foi feita pelo agente territorial do Sebrae/SC Leandro Dela Piccolla, o gestor regional do programa ATS Réges Chimello, a consultora credenciada ao Sebrae/SC Simone Grobe, e a gestora regional do programa Cidade Empreendedora na gerência regional oeste do Sebrae/SC, Gabriela da Costa Hemming.

O prefeito Volmir Felipe e o secretário de Administração Maicon Berté receberam a agenda. “Ao aderir o ATS queremos aplicar iniciativas que desenvolvam e melhorem atividades da indústria, comércio e agricultura de nosso município. A nossa expectativa é que isso impulsione o desenvolvimento local com a possibilidade também de melhoria dos projetos já existentes, trazendo assim mais eficiência e eficácia ao que é feito em Vargeão”, observa.

Segundo o chefe do Executivo, o objetivo final é alcançar melhorias no município a curto e longo no prazo, diante das demandas apresentadas. “Acreditamos que o ATS apresentará soluções pontuais que farão a diferença na nossa economia local”, complementa.

EXPANSÃO DA ECONOMIA

Conforme o gestor regional do ATS no oeste catarinense, as ações do programa auxiliam no mapeamento e fortalecimento de lideranças e estimulam a valorização do comércio, impulsionando a economia local com foco no empreendedorismo. “A intenção é mostrar a importância da expansão dos MEIs, a fim de que cresçam e, consequentemente, aumentem a participação na economia”, frisa Chimello.

“O ATS proporciona aos micro e pequenos empresários um ambiente propício para o seu desenvolvimento. Com consultorias e acompanhamento de estratégias de desenvolvimento econômico, o trabalho do Agente Territorial Sebrae auxilia em políticas públicas e com a articulação de uma rede de agentes regionais de implemento ao empreendedorismo”, enfatiza o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl.

-

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site