ASN SC
Compartilhe

Sebrae/SC participa do Festival das Cataratas no Paraná

Evento é considerado um dos maiores do turismo nacional
Por Redação
ASN SC
Compartilhe

-

O Sebrae/SC e empresas do trade turístico do Sul catarinense estão participando desde quarta-feira (1º) do Festival das Cataratas em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento é considerado um dos maiores do turismo nacional e segue com uma programação intensa de palestras, oficinas, workshops e rodadas de negócios, além da tradicional Feira de Turismo e Negócios, que este ano conta uma área de sete mil metros quadrados, 40% maior em relação a 2020. 

Na oportunidade, o Sebrae/SC e empresas da região apresentam até esta sexta-feira (3) os principais produtos turísticos do Sul de Santa Catarina, como Caminho dos Canyons, Rota da Baleia Franca e das Termas da Guarda e o de Roteiro de Urussanga. Os projetos são desenvolvidos em parceria com as Prefeituras de Tubarão, Urussanga, Garopaba e Imbituba. “Nossa missão é divulgar esses destinos e gerar negócios”, diz a gestora regional de turismo do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo. 

O Festival também marca a retomada de grandes eventos e projeções positivas em relação ao setor de turismo para 2022. O segmento no período da pré-pandemia, por exemplo, respondia a 8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. “A minha expectativa é grande, principalmente por ficar um bom tempo sem participar das feiras devido à pandemia”, comenta o empresário André Vieira Soares.  

Ele apresenta no evento, além do projeto de cicloturismo em Tubarão, a Rota Termas da Guarda, desenvolvida pela prefeitura da cidade e pelo Sebrae/SC. “Criamos esse produto muito importante para Tubarão e agora estamos na fase de divulgação dele nas feiras. Já estivemos na de Gramado e agora nessa em Foz do Iguaçu”, revela Soares. 

O destino Rota Termas da Guarda pode ser considerado o primeiro produto turístico de Tubarão por integrar diferentes segmentos do município, como agricultura, artesanato, comércio varejista, gastronomia, inovação, além de paisagens naturais e pontos históricos. 

“O Festival das Cataratas é relevante para a cidade, para o turismo e em especial agora que temos um primeiro produto turístico sendo comercializado. Já estamos conseguindo, por exemplo, gerar valor para o setor, não só para os hotéis ou para outros estabelecimentos que estão na volta, mas também para as agências de turismo executivo”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Tubarão, Giovani Bernardo. 

-

Rodada de negócios  

Após o festival, o Sebrae/SC segue no estado para a participação em uma rodada de negócios, de segunda a quarta-feira (8). O evento acontece nas cidades de Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. “É um momento em que vamos reunir as agências emissivas com os nossos produtos turísticos para negociar grupos e pacotes de viagem”, comenta Juliana.