ASN SC
Compartilhe

Feirinha estimula empreendedorismo e conhecimento além da sala de aula

Incentivando o espírito empreendedora, o CIEF – Centro Integrado de Ensino Fundamental de Iporã do Oeste realizou recentemente a Feirinha do Empreendedor
Por SEBRAE SANTA CATARINA
ASN SC
Compartilhe
Feirinha estimula empreendedorismo e conhecimento além da sala de aula

Incentivando o espírito empreendedor e promovendo o conhecimento além da sala de aula, o CIEF – Centro Integrado de Ensino Fundamental de Iporã do Oeste realizou recentemente a Feirinha do Empreendedor. A exposição envolveu todos os alunos do 1º ao 5º ano com atividades no período matutino e vespertino. O evento foi promovido por meio da Educação Empreendedora realizada pelo Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

Brinquedos, artesanatos e mudas de temperos produzidos pelos próprios alunos, com orientação e auxílio dos professores e das equipes da escola, foram os itens comercializados na feirinha. A diretora do CIEF, Raquel Wandscheer, explica que a escola possui, em sua grade curricular, a disciplina de Economia Financeira, porque acredita na necessidade de proporcionar aos estudantes o conhecimento sobre dinheiro, gerenciamento, poupança, recebimento de recursos e trabalho.

Para ela, a Feirinha do Empreendedor foi o desfecho de um projeto maior, desenvolvido pelos professores dos anos iniciais, pensado e planejado com o objetivo de criar um momento de vivência aos estudantes, oportunizando a prática do conhecimento e tornando o aprendizado significativo.

“Os educandos se sentiram realizados ao poder aplicar o conhecimento adquirido, elevar suas habilidades práticas, além de compartilhá-lo com suas famílias que foram convidados a participar deste momento. Assim, esta Feirinha foi considerado um sucesso”, ressaltou.

Os valores arrecadados com as vendas dos produtos serão usufruídos pelas próprias turmas, da forma que eles decidirem. Algumas delas, já optaram pela utilização em atividades diversas durante o mês de outubro, mês da criança, ou em outras programações planejadas durante o ano.

A diretora do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Turismo e agente de desenvolvimento, Marglei Enzweiler Trevisan, comemorou o sucesso da primeira ação da Educação Empreendedora em Iporã do Oeste. “Vi cálculos de custos, crianças empolgadas, inovação, resgate de velhas brincadeiras, sustentabilidade, envolvimento social, espírito de equipe e muito mais. As bancas das turmas venderam todos os itens em cerca de 1 hora, um verdadeiro sucesso”, acrescentou.