ASN SC
Compartilhe

Trade Turístico de Herval d’ Oeste se reúne para avaliar as ações desenvolvidas este ano

Encontro foi realizado em mais um empreendimento turístico do município 
Por Sebrae Santa Catarina
ASN SC
Compartilhe
Trade Turístico de Herval d’ Oeste se reúne para avaliar as ações desenvolvidas este ano

Foi realizada no último sábado (05) mais uma reunião do trade turístico de Herval d’Oeste, para encerrar os trabalhos coletivos do ano. A reunião foi conduzida pela gerente de turismo Silvana Ferreira e pelas consultoras credenciadas ao Sebrae Neusa Oliveira e Léia Macedo. O encontrou aconteceu no empreendimento 40 Tiros localizado na Linha Pinheirinho no interior do município e é mais um local que está sendo preparado para o turismo.
Participaram da reunião empreendedores e lideranças que estão envolvidas diretamente no desenvolvimento do turismo local. Na oportunidade foram analisadas as ações de desenvolvimento e reestruturação do Conselho Municipal de Turismo para 2023.

Airto Pilati e Felipe Ramon Pilati, apresentaram as ações do Clube aos convidados. Relataram que o Clube 40 Tiros trabalha a inclusão do tiro esportivo na comunidade. Por ter uma estrutura oficial e preparada realiza campeonatos nacionais promovendo assim o nome do município. Também oferece apoio aos órgãos de segurança pública e está aberto a quem deseja conhecer o funcionamento e desmistificar a questão de atirar, descobrindo que seguindo regras e normas a prática do tiro pode ser uma boa opção de esporte.

A Associação 40 Tiros Clube de Caça e Tiro, da qual Airto Pilati é o presidente foi fundada a pouco mais de um ano e já conta com 300 filiados. Fica localizada na Linha Pinheirinho a cerca de 4 quilômetros da área central do município. É uma associação voltada para o tiro desportivo, atualmente o Clube oferece três modalidades do esporte.

Tiro de Bancada que é a prática do tiro ao alvo, possui pista de tiro nas medidas oficiais com 50 metros de extensão, toda iluminada para a prática do tiro noturno, possuindo 8 cabines equipadas com transportadores eletrônicos e espuma acústica para maior conforto aos atiradores e redução de ruído. Esta modalidade de esporte, trouxe para o Brasil a primeira medalha de ouro, nos jogos olímpicos no ano de 1920.
Tem uma pista de tiro livre de 800 metros quadrados para a prática das modalidades IPSC e IDSC, as quais vem crescendo muito no Brasil, e por último uma pista equipada para o tiro ao prato, com máquina de lançamento de pratos homologada pela Federação Catarinense de Tiro ao Prato.

O clube presta serviço à comunidade fornecendo espaço para treinamentos das forças de segurança pública, além dos cursos exclusivos oferecidos pelo próprio clube e promove mensalmente campeonatos internos, para estimular o tiro esportivo aos associados e à comunidade. Segundo Airto Pilati “foi muito gratificante receber o grupo de turismo para conhecer os serviços prestados, pois muitas vezes as pessoas não têm noção de como funciona e acabam não se interessando pela atividade”.

A reunião foi encerrada com rodada de pizzas produzidas pela empreendedora rural Clarice Lunardelli que teve a oportunidade de apresentar ao grupo o seu negócio divulgando a potencialidade de Herval d’Oeste na gastronomia. Segundo Silvana Ferreira, gerente de turismo, 2022 foi um ano de bastante trabalho e o trade esteve ativamente envolvido, com as ações de turismo. “Herval d’ Oeste está se fortalecendo e aos poucos mostrando que seremos um destino turístico muito forte nos próximos anos, muitas ações aconteceram e tem muito a ser feito ainda, mas com a cooperação, perseverança e atitude construiremos um turismo sustentável no nosso município”.