ASN SC
Compartilhe

Workshop discute Resultados Parciais do Programa Empresas Sustentáveis

Parceria entre Sebrae/SC e Governo do Estado oferece consultoria focada em sustentabilidade e práticas ESG
Por Sebrae Santa Catarina
ASN SC
Compartilhe

Na última sexta-feira, 24 de março, ocorreu no Hotel Intercity, o “Workshop Resultados Parciais do Programa Empresas Sustentáveis”. O Programa Empresas Sustentáveis é uma parceria entre o Sebrae/SC e Governo do Estado de Santa Catarina, cujo objetivo é fomentar a sustentabilidade e conceitos ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) para pequenos negócios (ME e EPP), por meio de consultoria especializada.
O encontro, que reuniu representantes do Governo do Estado de Santa Catarina, do Sebrae e de consultores credenciados em sustentabilidade de todas as regiões do estado, teve como foco a discussão dos macro resultados do programa ao longo dos quatro meses de execução, além de aperfeiçoamento da parte metodológica e técnica de aplicação do programa.

De acordo com os dados obtidos durante o encontro, o Programa Empresas Sustentáveis já atingiu 18 municípios do estado e, atualmente, possui 47 empresas participantes, sendo 37 delas microempresas (ME) e 10 empresas de pequeno porte (EPP), do setor da construção civil, vinícolas, metal mecânico, gastronomia, contabilidade, cervejarias, entre outros.

Com 80 horas de duração, as consultorias são realizadas e adaptadas com a realidade de cada empresa e, dentro da Jornada de Sustentabilidade, profissionais especializados produzem um relatório de desempenho ESG das empresas, avaliando as práticas sustentáveis realizadas pelas empresas e suas possibilidades de melhoria.

Durante o Workshop ainda foi destacado o Sustencast, um podcast mensal vinculado ao canal do Sebrae no Youtube, cujo objetivo é divulgar o empreendedorismo sustentável e inspirar novos negócios. Foram realizadas 9 edições com aproximadamente 2.000 visualizações do conteúdo focado no compartilhamento de experiências de pequenos negócios sustentáveis.

Para o consultor de Sustentabilidade do Sebrae/SC, Luis Antonio de Freitas, “as práticas ESG e de sustentabilidade são lógicas oriundas do mercado financeiro e de grandes corporações. O Sebrae/SC, por meio do Programa Empresas Sustentáveis, assumiu o desafio de ampliar e adaptar para a lógica dos pequenos negócios catarinenses”, conclui.

-

-