“Receber um reconhecimento é sempre motivador e nos faz refletir tanto sobre as medidas assertivas implementadas quanto os processos que podem ser melhorados. Esse Selo de Referência em Atendimento – categoria Prata nos mostra que estamos no caminho certo, porém devemos batalhar para atingir o nível máximo da excelência” destacou o prefeito de Lindóia do Sul, Neudi Angelo Bertol ao recepcionar os representantes do Sebrae/SC para entrega da honraria.
Essa conquista é reflexo da prestação de serviço de qualidade disponibilizada gratuitamente aos empreendedores locais, o que contribui para o desenvolvimento e a diversidade econômica. Para receber a honraria, o município integrou uma avaliação anual que considera vários critérios, como qualidade do atendimento, uso das redes sociais, divulgação de cursos e consultorias, além do incentivo para que as empresas locais participem das licitações públicas.
Em 2023, a Sala do Empreendedor realizou aproximadamente 590 atendimentos e disponibilizou mais de 120 horas de consultorias individuais e 20 horas de consultorias coletivas, com uma média de 20 participantes por encontro. As principais temáticas solicitadas pelos empreendedores locais foram sobre organização, planejamento e controle financeiro. Na prestação de serviço as maiores demandas foram de auxílio nos processos burocráticos da gestão empresarial e orientações para confecção de vitrine atrativa.
O agente local de desenvolvimento, Josiel Carlos Artmann, ressaltou que no fim do ano passado a Administração Municipal ampliou os atendimentos para os produtores rurais, com a intenção de estreitar o relacionamento, auxiliar nas demandas burocráticas e identificar as demandas e sugestões dos empreendedores. “Esse reconhecimento evidencia toda dedicação e comprometimento que temos para criar um ambiente positivo aos negócios e de incentivar o empreendedorismo no território”, comentou.
Para a assessora de gabinete, Marinês Ribeiro Perondi, o reconhecimento pode ser atribuído primeiramente a confiança da Administração Municipal na parceria com o Sebrae/SC para viabilizar a prestação de serviço gratuita ao setor empresarial e, posteriormente, a responsabilidade dos servidores municipais em transmitir informações assertivas para tomada de decisão estratégica. “Com essa visão também tivemos o privilégio de conquistar a 3ª posição no Ranking de Atendimentos da Sala do Empreendedor para municípios com porte de até 5 mil habitantes”, celebrou.
A gestora regional no oeste do Programa Cidade Empreendedora, Gabriela da Costa Heming, enfatizou que a Sala do Empreendedor vai além de um espaço físico centralizador de serviços porque atua de maneira ativa com políticas públicas que favorecem a criação de oportunidades de desenvolvimento, fortalece os empreendedores e incentiva a disseminação de conhecimentos sobre a gestão empresarial.
Lindóia do Sul integra um grupo de 18 municípios catarinenses que conquistaram essa honraria. Em 2023, 68 cidades participaram do edital de avaliação, o que resultou no reconhecimento de 45 deles com Selos nas categorias Ouro, Prata e Bronze. Metade da avaliação refere-se às ações e os processos da própria da Sala do Empreendedor e a outra metade é atribuída às avaliações dos clientes ocultos, que buscam atendimento e depois conferem uma nota de acordo com os critérios presentes no edital.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site