ASN SC Atualização
Compartilhe

Sebrae/SC incentiva turismo regional com sessão de negócios

Promover de maneira integrada os atrativos turísticos da região oeste catarinense
Por SEBRAE/SC
ASN SC Atualização
Compartilhe

Promover de maneira integrada os atrativos turísticos da região oeste catarinense, identificar possibilidades de trabalho em conjunto para fortalecer o segmento e debater aspectos que podem ser aprimorados para melhorar a experiência dos visitantes. Com esses objetivos o Sebrae/SC, por meio do projeto Agentes de Roteiros Turísticos, promoveu na última semana a Sessão de Negócios com a participação de empreendedores, representantes de municípios e de agências de viagens.

Participaram do evento realizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, empreendedores e governança do território regional que já foram contemplados com iniciativas do Sebrae para o turismo. No evento estiveram profissionais dos seguintes municípios: Ametista do Sul (RS), Chapecó, Coronel Freitas, Itá, Itapiranga, Lajeado Grande, Nonoai (RS), Palmitos, Quilombo, São Carlos, São João do Oeste e Xaxim. Entre os atrativos apresentados estiveram opções de turismo de aventura, cultural, eventos, esportivo, ecoturismo, gastronômico, náutico, negócio e rural.

A metodologia foi dinâmica e participativa. Os municípios apresentaram seus atrativos, o que têm para oferecer aos visitantes e alguns de seus produtos diferenciados em mesas identificadas. Entre os itens expostos estiveram erva-mate de folha de mirtilo, biscoito de amendoim, doce de leite de ovelha, artesanatos e algumas bebidas como licor de café, gim, rum e vinhos. Enquanto que os agentes de turismo e representantes das agências de viagens esclarecerem suas dúvidas, analisaram possíveis arranjos integrados e sugeriram possíveis melhorias.

INTEGRAÇÃO

“Juntos temos condições fantásticas de promover nossos territórios. Esse trabalho de promoção conjunta dos atrativos turísticos é um passo importante na caminhada para consolidar a região como turística. Nem sempre o processo é em uma linha tranquila, suave e ascendente. Os altos e baixos nos ensinam diariamente, principalmente, a valorizar nossos potenciais. Também precisamos ter a percepção de que outros atrativos virão compor esse produto comercial, vendável, rentável, sustentável e que trará realização tanto aos empreendedores quanto aos beneficiários, que são os turistas”, comentou o analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Jacobus.

Para o diretor de Incentivo ao Empreendedorismo e Turismo de Chapecó, Luiz Roberto Tillmann, é fundamental estimula essa união dos atrativos turísticos da região para fortalecer esse segmento tão importante para a economia. “Como cidade polo queremos que o turista chegue em Chapecó e aproveite também para conhecer as atrações desse conglomerado turístico”, destacou. Tillmann também enalteceu o trabalho realizado pelo Sebrae/SC incentivando a promoção conjunta dos atrativos regionais. “Essa parceria tem sido muito importante para fomentarmos o empreendedorismo e a qualificação de nossos atrativos turísticos”, justificou.

A consultora credenciada ao Sebrae/SC e turismóloga, Karla Hall, explicou que a região não é conhecida como um destino turístico pelo público externo, por isso é fundamental trabalhar a promoção e a consolidação de atrativos. “Essa foi a primeira sessão de negócios com o turismo regional, porém o projeto prevê uma série de outras ações voltadas a ampliar a visibilidade, facilitar a comercialização e aumentar a visualização, além de auxiliar na gestão desses pequenos negócios e na organização dos destinos para atrair mais visitantes na região”, enalteceu.

AVALIAÇÃO

A empreendedora Marciele Stoffel, de Itapiranga, achou a iniciativa muito válida, principalmente, para divulgar todos os atrativos do município e da região extremo-oeste catarinense para outros municípios e para as agências de viagens que fomentam e disseminam essas iniciativas. “Participamos do evento com 11 representantes do Poder Público e Privado, que puderam mostrar o potencial turístico e apresentar um pouco sobre os mais de 30 empreendimentos privados e públicos disponíveis em Itapiranga para os visitantes”, enalteceu. Para ela, o evento foi uma oportunidade singular por proporcionar a troca de conhecimentos e a identificação para integração de possíveis novas rotas na região”, explicou.

Segundo Marciele, muitas vezes, as pessoas viajam para lugares distantes por não conhecerem os atrativos regionais, por isso enalteceu a importância de aproveitar as oportunidades de divulgação. “Em Itapiranga os visitantes têm várias opções, que agradam todos os gostos e se encaixam no orçamento de quem deseja vivenciar novas experiências”, comentou. Entre os diferenciais oferecidos pelo município estão: a presença marcante da cultura alemã com o título de Berço da Oktoberfest, o Rio Uruguai que costeia o município e possibilita a prática de esportes de aventura (rafting, trilhas e cachoeiras), belíssimos mirantes, acolhedoras pousadas e chalés rurais e gastronomia típica, além de oito rotas de cicloturismo, que podem ser baixadas por QR Code. “É perceptível que as opções e a procura pelo turismo vem aumentando cada vez mais, dessa forma precisamos pensar estrategicamente como podemos integrar roteiros entre diferentes cidades”, analisou.

Para o representante da Agetur, Rodrigo Agostinho de Quadros, do município de Itá, a Sessão de Negócios foi bem positiva, proporcionou networking, troca de conhecimentos e até mesmo contribuiu para que alguns negócios fossem realizados. “É sempre muito importante esse tipo de evento para fomentar o setor. Uma sugestão seria estender o convite para mais agências de turismo, para que um número maior de profissionais conhecesse os atrativos e auxiliasse na divulgação”.

De acordo com o empreendedor da RbTur: Agência de Turismo, Rildo Beber, do município de Quilombo, o evento representou um pontapé inicial para alavancar o turismo da região. “Até o momento cada cidade ou empresário trabalhou por si, então, essa proposta foi interessante para conhecermos muitos atrativos. Trabalho com turismo há muitos anos e me surpreendi com alguns pontos turísticos da nossa região, dos quais não conhecia. Neste sentido, a iniciativa nos proporcionou um leque de possibilidades e sem dúvida, em pouco tempo, teremos uma programação que contemple uma semana de atividades, com excelência em todos os atrativos”, antecipou ao comentar que levou para casa um material interessante de informações.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site