“O empresário tem dois caminhos, ou ele ingressa no digital ou morre na praia”, enfatizou a sócia-proprietária e administradora da Diani Concept, Dediany Leticia Guaragni Fengler, ao apresentar a experiência do negócio familiar na Imersão Multicanais – O Futuro do Varejo na Era Digital –, realizada na última sexta-feira (8) no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. A iniciativa foi do Sebrae/SC, em parceria com ACIC, Amper, CDL Chapecó, Senac Chapecó, Senac Xanxerê e Sicom e reuniu mais de 150 empreendedores e trabalhadores do comércio da região oeste catarinense.
A empreendedora participou em 2023 do programa “Multicanais: o varejo na era digital”, realizado pelo Sebrae/SC e pelo Sicom. A iniciativa era composta por cinco workshops presenciais com especialistas com o intuito de auxiliar na utilização das mídias digitais como ferramentas de marketing para prospectar mais visibilidade, engajamento e lucro para o negócio. “Para nós o programa foi super válido porque algumas ferramentas, às vezes óbvias para os consultores, tínhamos dificuldade tanto na parte teórica quanto prática. Algumas nem sabíamos para o que servia, então, nos direcionou bastante”, relembrou.
Segundo Dediany, o programa é muito bom para quem quer aprender e não pode depender de agência para produzir conteúdo. “Trabalhamos com varejo de moda, segmento que é muito dinâmico e precisamos de agilidade para as postagens”, explicou sobre sua experiência ao terceirizar esse serviço. A partir do programa a loja fez a mudança de marca, se reposicionou no mercado para atingir determinado público, reestruturou a persona, investiu na padronização da comunicação no físico e no digital e inseriu o QR Code de contatos em todos os materiais.
Como resultados obtidos, a empreendedora cita o aumento expressivo de seguidores de forma orgânica (mais de 2k) e análise de dados e indicadores digitais, como por exemplo a conversão de novos clientes para a loja física, a divulgação na região e as vendas online. “Nos frustramos por muitos anos ao olhar o que outras empresas faziam, que tentávamos reproduzir, mas não tínhamos resultados. Aprendemos que podemos olhar para os outros, mas apenas para se inspirar, porque precisamos adaptar para a nossa realidade”, argumentou.
CONTRIBUIÇÃO PARA AS EMPRESAS
A empresária da Info On Sistemas, Sandra Dessoy, de Pinhalzinho, explicou que ficou sabendo do evento Imersão Multicanais por um convite do Sebrae/SC e contribuiu na divulgação com seus clientes que atuam no setor varejista. “O tema da imersão chamou nossa atenção. Atuamos com tecnologia e fornecermos software para varejistas, por isso é importante entendermos quais são as tendências, as estratégias de venda e as opções de canais para atendimento. Desta maneira, entregamos soluções melhores que resolvam as ‘dores’ deles. Mas nosso olhar vai além da gestão e queremos contribuir para que ele venda mais e atenda melhor seu público”, comentou.
Sandra e seu sócio José Léo Boita, tem a empresa há nove anos e aproveitaram a imersão para atualizarem seus conhecimentos. “Valeu muito a pena participar. Os assuntos foram apresentados com uma abordagem diferente, com dicas e orientações que vêm para agregar. Algumas temáticas foram novas, que eu nunca tinha ouvido falar. Com certeza retornamos com o ‘machado afiado’ e aplicaremos muitas coisas na empresa”, analisou. Como exemplo de ação prática, a empreendedora citou a presença no digital. “Preciso mostra o meu trabalho, as soluções disponíveis e abordar nosso dia a dia”, comentou.
Walmirian Westphal, de Xanxerê, atua na área comercial da Savora Piscinas há seis anos. Segundo ela, sua maior motivação em participar da imersão foi a necessidade de acompanhar a evolução das mídias sociais. “O comércio e os consumidores ainda estão muito presos ao atendimento em loja física, porém, precisamos estar preparados para esse novo mundo. Em cidades maiores o varejo está crescendo bastante ao utilizar essas estratégias, mas em municípios pequenos isso está muito atrasado”, observou. Para ela, utilizar todos os canais de atendimento para ampliar o relacionamento com o público-alvo é imprescindível. “Em 2024, o lojista necessita disso para manter seu negócio de portas abertas”, argumentou.
Para Walmirian, todas as informações transmitidas na imersão foram válidas. “As palestras foram interessantes. A questão que me trouxe até aqui foi das mídias sociais e participando tive certeza que precisamos investir nelas, principalmente no Instagram. Já saio com o desejo de começar a postar mais sobre os produtos da empresa, para que ela possa aparecer mais, ampliar sua visibilidade nos meios digitais”, comentou ao destacar que a empresa tem uma trajetória de mais de 30 anos.
Odimar Zanella, de Águas Frias, atua na área comercial da Metal Pré há 15 anos e participou da imersão em busca de conhecimentos. “Nosso foco é a indústria, mas, de certa maneira também está ligado ao comércio. Por isso, participar do evento foi enriquecedor. A primeira palestra da programação foi extremamente interessante e poderei aplicar o aprendizado com o restante da equipe de vendas”, destacou. Zanella expôs que mesmo por trabalhar há muitos anos na área sempre tem novidades e informações para atualizar. “Algumas ideias compartilhadas vou aplicar e sei que darão resultado”, antecipou ao comentar que a empresa já iniciou os investimentos no marketing digital.
Para o gerente da Casaflex Hidráulicos e Pneumáticos, Adair José Lemes, de Xanxerê, a lógica de como o meio digital se comporta e como é possível otimizar as ações pela internet o motivaram a participar da imersão. Segundo ele, a empresa tem presença atuante no digital, usa os canais disponíveis para o relacionamento com os clientes e tem um colaborador que atua especificamente nessa área do atendimento ao cliente no digital. “A programação do evento foi bem elaborada com muitos conhecimentos que agregam no nosso dia a dia. Todos os palestrantes transmitiram suas experiências e com isso observamos o que podemos melhorar em nossas três lojas”, comentou.
PROGRAMAÇÃO
Os participantes tiveram um dia inteiro de conteúdo de alto nível, interações com palestrantes renomados e networking. A temática “O que a sua loja pode aprender com a multicanalidade da área comercial das empresas que mais crescem em SC”, foi abordada por Lucas Miguel Gnigler. Ele explicou sobre a importância da gestão comercial ser orientada por dados, vendas consultivas e diferenciação, métricas-chaves do funil de vendas para receita previsível.
“Redes sociais na estratégia de multicanal para vender mais” foi o assunto trabalhado, pela Tamara Tibola. A fundadora e estrategista-chefe da TT Marketing Digital, esclareceu sobre como transformar a presença digital da empresa em resultados tangíveis e competitivos, como elaborar estratégias práticas e eficazes para integrar as redes sociais ao seu mix de canais e como alcançar novos públicos e melhorar a experiência do cliente.
A ênfase de “Como vender valor e não preço e conquistar o seu cliente”, foi do Fabio Furtado. O especialista em Gestão Comercial, Vendas, Planejamento e Estratégias de Negócios reforçou a importância de trabalhar uma cultura de vendas dentro da empresa para direcionar as vendas por valor e não apenas por preços. Também destacou a contribuição de uma abordagem mais assertiva com o cliente, que agrega valor ao que é oferecido e entregue.
A programação também contemplou Talk Show com perguntas e respostas – O futuro do Varejo, com a mediação do analista de negócios do Sebrae/SC Arildo Metzger Jacobus e as dúvidas esclarecidas pelos painelistas. “A experiência foi surpreendente, os participantes direcionaram seus questionamentos para o setor em que atuam e puderam ter insights de soluções para enfrentar suas dores. Essa parceria inédita que envolveu todas as entidades empresariais de Chapecó e região esteve voltada ao sucesso do empreendedor do comércio varejista”, avaliou.
Por fim, ocorreu a palestra “- Varejo + Marketing + Vendas = Multicanais”, com Bruno Miranda, que é especialista em pequenos negócios e atua com foco em marketing e vendas para o varejo. Ele reforçou a necessidade do profissional aprender, desaprender e reaprender. Também orientou que o empreender não deve procurar clientes para seus produtos, mas sim encontrar produtos para seus clientes. Para finalizar afirmou que “se o negócio não cabe dentro de um celular, está fora do jogo!”.
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