ASN SC
Compartilhe

Sebrae/SC e Prefeitura lançam trilha “Memórias de Indaial” para valorizar história do município

Roteiro urbano com 35 pontos de contemplação revela as memórias da cidade, passando por construções que vão desde o enxaimel ao modernismo
Por SEBRAE/SC
ASN SC
Compartilhe

Roteiro urbano com 35 pontos de contemplação revela as memórias da cidade, passando por construções que vão desde o enxaimel ao modernismo

O Sebrae/SC se uniu à Prefeitura de Indaial para criar um novo produto turístico para a cidade. A trilha “Memórias de Indaial”, roteiro urbano com 35 pontos de contemplação, foi oficialmente lançada em um evento nesta terça-feira (26). O Vale Europeu é uma forte referência em identidade cultural em Santa Catarina e a trilha busca valorizar o patrimônio cultural e histórico de Indaial.

Alice D’Oliveira, analista de negócios do Sebrae/SC, explica os objetivos da iniciativa: “Projetos como esse reconhecem a história do município, valorizam o comércio, os negócios e os empreendedores e ainda estimulam a educação cultural da população, trazendo sensação de pertencimento aos moradores”, afirma.

Uma equipe multidisciplinar formada por um arquiteto especializado em patrimônio e turismo, historiadores, turismólogas e profissionais de design ficou responsável por desenvolver todas as fases do trabalho no último semestre.

As etapas foram o mapeamento e estudos para definição da trilha, a qualificação através de conteúdo arquitetônico e histórico, estruturação de roteiro e a criação da marca, identidade visual, fotografia profissional e as entregas de comunicação, incluindo um guia digital para acesso gratuito pelo portal www.turismoindaial.sc.gov.br e via QR Code. A etapa que segue para execução em 2025 é a de sinalização.

A trilha passa por pontos que vão desde o enxaimel ao modernismo, por casarões em alvenaria autoportante de tijolos, Art Déco e estilo neocolonial espanhol ou californiano.

“Nossa sugestão é fazer o caminho sempre parando em locais seguros, obedecendo às normas de trânsito para pedestres e contemplando o ponto indicado. Também incentivamos a visitação escolar para uma dinâmica diferente da sala de aula, sendo uma excelente forma de conhecer o patrimônio cultural da cidade”, destaca Matusalém Barcelos Machado, da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo de Indaial.

Confira os pontos de visitação

    1. Prefeitura Municipal de Indaial
    2. Foto Central
    3. Antiga Farmácia Keunecke
    4. Antigo Grupo Escolar Raulino Horn
    5. Antigo Jornal A Comarca
    6. Casa Raymundo Stanke
    7. Casa Werner Pabst
    8. Casa João Hennings Filho
    9. Ponte dos Arcos
    10. Casa Carlos Schroeder
    11. Casa Silva
    12. Casa Lueders
    13. Antigo Bar da Esquina e Marco Zero
    14. Antigo Banco Inco
    15. Antigo Hotel Lauth
    16. Comércio Frederico Hardt
    17. Casa Lauth
    18. Casa Asta Enns
    19. Casa Alfonso Schroeder
    20. Casa do Professor Almir Kuehn
    21. Museu Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva
    22. Igreja Evangélica Luterana Centro
    23. Casa Wamser
    24. Casa Henrique Wanke
    25. Casa Alban Wanke
    26. Igreja Matriz Santa Inês
    27. Antiga Escola Católica Alemã
    28. Câmara de Vereadores
    29. Casa Pedro Heinzen
    30. Fundação Indaialense de Cultura
    31. Sociedade Recreativa Indaial
    32. Igreja Evangélica Luterana Carijós
    33. Conjunto Kechele
    34. Casa Persuhn
    35. Casa Bona

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site