ASN SC
Compartilhe

AMEOSC, SEBRAE e IGR
Ações articuladas impulsionam o turismo no extremo oeste

Fórum Regional enaltece as potencialidades do território
Por SEBRAE/SC
ASN SC
Compartilhe

Fórum Regional enaltece as potencialidades do território

Fortalecer o turismo regional do extremo oeste, enaltecer as potencialidades do território, debater estratégias para fomentar a integração dos municípios, proporcionar qualificação para os empresários e consolidar a região como um destino de referência no turismo sustentável e de cicloturismo. Com esses objetivos foi realizado o II Fórum Regional de Turismo e Cicloturismo – Caminhos da Fronteira 2024, recentemente, em São Miguel do Oeste. A iniciativa foi da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc), do Sebrae/SC e da IGR Caminhos da Fronteira.

Lideranças regionais, representantes de entidades, especialistas do setor de turismo e empreendedores tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimento e experiências, além de sugerirem propostas para aprimorar essa atividade econômica. A programação contemplou assuntos como o papel do estado na promoção do turismo, segmentos turísticos e cases de empreendedores, Mercosul e oportunidades na fronteira, cicloturismo como vetor de desenvolvimento e conexão e como receber e encantar o turista.

INSPIRAÇÃO

A empresária Rafaela Reina, do Lucky Bar e Bilhar de Iporã do Oeste, fez parte do painel sobre segmentos turísticos e expôs a trajetória de seu empreendimento. “Participar do Fórum de Turismo foi importante para esclarecer que há cinco anos a região não se identificava com o turismo, contudo o envolvimento coletivo, mudou essa visão e atualmente temos resultados econômicos desse segmento. Apresentar isso inspira outras pessoas, assim como nós também fomos entusiasmados nessa caminhada de cinco anos”, explicou.

Segundo ela, a partir de iniciativas como o Fórum Regional de Turismo é possível conhecer a história de outros empreendedores, que também estão motivados a compreender melhor o setor para elaborar estratégias na região. “Esse evento foi um marco para o turismo da IGR Caminhos da Fronteira, que vive o melhor momento, no qual as empresas estão engajadas, tem o apoio do Poder Público e de entidades como Sebrae/SC e Ameosc. Ao trabalharmos juntos também olhamos para a mesma direção, ou seja, estamos no caminho para que as coisas realmente aconteçam”, antecipou.

Rafaela reforçou que essas iniciativas fortalecem o território e que os resultados já podem ser observados. “Recebemos turistas de várias regiões de Santa Catarina e também dos Estados Vizinhos. Isso é resultado da nossa organização e também do trabalho articulado realizado há alguns anos no fomento do turismo regional”, comentou. A empreendedora adiantou que com o projeto do cicloturismo em prática os indicadores econômicos do setor serão ainda mais favoráveis porque os feedbacks dos visitantes que conheceram a Rota Sul são positivos e refletem o encantamento deles com a receptividade, os atrativos e as belezas naturais.

ALTERNATIVA INOVADORA

A analista de negócios do Sebrae/SC, Carine Ribeiro, explicou que o projeto de cicloturismo começou pela iniciativa da Ameosc com a intenção de conectar os 19 municípios da microrregião. “Em 2022, o Sebrae/SC ingressou com o apoio para trabalhar a promoção da rota e qualificar os empreendedores integrantes”, expôs. A rota é dividida em Sul e Norte. A primeira envolve 10 municípios, mais de 50 empresas e vai de São Miguel do Oeste até Itapiranga. As ações desenvolvidas contemplam trabalho de qualificação, promoção, visibilidade, além de elaboração de materiais de divulgação como o mapa do percurso.

Neste ano, a ênfase das atividades foram sinalização do trajeto, comercialização da Rota Sul e envolvimento de agências de viagens para atrair cicloturistas para a região. Carine destacou também que foi iniciada a formatação da Rota Norte, para integrar os mais de 500 quilômetros de percurso e integrar os outros nove municípios. “Além do cicloturismo, essas ações beneficiam outros segmentos como rural, cultural, gastronômico, de contemplação”, finalizou.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site