Qualidade, pontualidade, produtividade, competitividade e engajamento. As cinco dimensões que fomentam os trabalhos do Programa de Encadeamento Produtivo, idealizado pelo Sebrae Nacional junto às Lojas Renner, foram destaques no evento Costurando Sonhos, que marcou o encerramento do terceiro ciclo do programa e os seis anos da parceria. O Sebrae/SC integra a iniciativa desde o primeiro ano, em 2017. E, de lá para cá, mais de 700 empresas e 4 mil pessoas foram beneficiadas com novas oportunidades e crescimento exponencial.
Atualmente, 100% da produção das Lojas Renner passa por micro e pequenas empresas, sendo que 75% dessa produção é de empresas catarinenses. O diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, falou sobre a importância da parceria para aumentar a produtividade dos pequenos negócios. “É muito valioso ver esses resultados e como Sebrae e a Renner puderam ajudar essas pequenas empresas a aumentar a produtividade dos seus negócios, tornando-as mais competitivas e garantir oportunidades de crescimento”, comentou.
Para alcançar os resultados tão positivos, o Sebrae dedicou mais de 45 mil horas de atividades, capacitações e consultorias pelo programa. Até 2022, os resultados de performance foram de 23% de aumento na produtividade e 51% de aumento na competitividade média das empresas. Ao longo dos anos, foram mais de R$ 6,5 milhões investidos.
A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, destacou o envolvimento de Santa Catarina. “O evento sela um ciclo de parcerias vitoriosas para o setor, nas vidas das pessoas envolvidas e para nós, do Sebrae. Em Santa Catarina, as regiões do Vale e Alto Vale são as que concentram o maior volume de empresas parceiras ao Programa de Encadeamento Produtivo”, comentou. Outro ponto mencionado por ela é o fomento, também, do empreendedorismo feminino. “Muitos destes negócios são comandados por mulheres, precisamos voltar o nosso olhar para elas, afinal, elas correspondem a metade da população do país”, disse.
Atualmente, a Renner conta com 20 mil colaboradores e 700 lojas, espalhadas pelo Brasil e em outros países como Argentina e Uruguai. “Estamos falando de uma cadeia de grande impacto, isso sem contar cada colaborador de cada uma das empresas e cooperativas parceiras, ou seja, com a cadeia produtiva alcançamos muitas famílias, promovendo emprego, renda e retorno em impostos.”, comentou o diretor de Produtos da Renner, Henry Costa.
Quatro empresas participantes do programa foram homenageadas no encontro, por seguirem os critérios e apresentarem ótimos resultados. Uma delas é a empresa de bordados do casal Karem Sorato e Geferson Pieri, localizada em Treze de Maio/SC. “Nós começamos com um galpão pequeno em 2014 e há dois anos ampliamos a nossa estrutura, instalamos o sistema de energia solar, reduzindo os custos, aumentamos o nosso quadro de colaboradores, entregamos 100% dos pedidos dentro do prazo ou até antes, crescemos mais de 150%, expandimos nosso mercado para todo país e já estamos negociando o processo de internacionalização com o Sebrae/SC, algo que nem imaginávamos de início”, falou Karem.
Para o diretor Técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, o Sebrae tem esse papel de ajudar todo mundo a prosperar nos negócios. “Se tem algo que podemos fazer é cooperar. Estamos muito felizes por ver o impacto que a iniciativa tem causado e de saber que estamos fazendo a diferença na vida dessas pessoas e do nosso país, gerando mais oportunidades”, ressaltou.
Além da apresentação dos resultados dos seis anos de parceria entre o Sebrae e Lojas Renner, houve também o lançamento oficial do livro Costurando Sonhos, com a divulgação de cases, homenagens a gestores e empresas destaques, além de comunicar os próximos passos para o mercado e setor da moda.