ASN SC
Compartilhe

Capacitações na área do artesanato serão realizadas em São Domingos

Intenção é fomentar a produção de itens associados à identidade cultural local
Por Redação
ASN SC
Compartilhe

Desenvolver o potencial empreendedor de artesãos e criativos para que elaborem produtos ou serviços com vínculo ao município a partir de um olhar para o interesse do mercado local e também para produção associada ao turismo. Com essa intenção a Administração Municipal de São Domingos iniciou neste mês o alinhamento da vertical estratégica Artesanato Ouro, do Programa Cidade Empreendedora executado em parceria com o Sebrae/SC.

Durante reunião on-line foram apresentadas as ações previstas (cursos, capacitações, oficinas e consultorias individuais) e depois, debatida a proposta de cronograma. Participaram pelo município Gleicon Tiaraju Cardoso (secretário de Indústria, Comércio e Turismo), Aline Griss (secretária de Assistência Social) e Marcia Veber (secretária de Educação, Cultura e Esportes). Representaram o Sebrae/SC Gabriela da Costa Heming (gestora regional do Programa Cidade Empreendedora), Simone Amorim Pereira Cabral (gestora estadual do Programa de Artesanato), Bárbara Wagner (consultora formada em Administração) e Michele Laforga (consultora formada em Design).

As atividades que serão desenvolvidas em São Domingos foram estrategicamente pensadas de maneira a abranger os conceitos essenciais do marketing (incluindo os 4 Ps: produto, preço, praça e promoção) e o entendimento sobre o público-alvo (atual ou pretendido). O objetivo é aliar o potencial inovador, a imaginação e a capacidade intelectual dos artesãos aos processos do design para a criação de novos produtos associados à identidade cultural local, assim como viabilizar seu acesso ao mercado. “As ações buscam formar artesãos inovadores e competitivos que produzem itens diferenciados e atuam com um novo posicionamento de mercado. Além disso, queremos deixar um legado, ou seja, o que for desenvolvido tenha continuidade”, comentou Simone.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Gleicon Tiaraju Cardoso, o município escolheu essa vertical estratégica pela necessidade de trabalhar o artesanato para divulgar a identidade de São Domingos. “Os artesãos se beneficiarão com um processo de criação conjunta, que muda o seu olhar e valoriza a cultura local, adquirindo conhecimentos que podem ser replicados em suas futuras criações e na precificação que resultará no aumento da renda e da autoestima”, analisou.

A secretária de Assistência Social, Aline Griss, relembrou que antes pensavam em cursos de artesanato para as famílias em situação de vulnerabilidade social com a intenção de que elas transformassem em renda extra, comercializassem e tivessem autonomia. “Essas ações aconteciam dentro das possibilidades orçamentárias municipais, pois sabemos do custo das qualificações.  Essa parceria com o Sebrae/SC representa uma potencialidade para explorarmos e profissionalizarmos a atividade localmente”, argumentou.

Os próximos passos previstos são: apresentação e definição dos critérios de seleção dos participantes; ficha de avaliação; orientações para o processo de inscrição e realização da curadoria.

-

Conheça as soluções do artesanato

As atividades do artesanato no município serão desenvolvidas em aproximadamente dez meses, divididas em três grandes etapas: avaliação de até 40 artesãos/criativos por dois consultores para seleção dos 15 que participarão do projeto, por meio de curadoria individual, preferencialmente presencial; desenvolvimento de produto e precificação para artesanato por meio de palestras, oficinas coletivas e consultorias individuais on-line e presenciais (estão previstas a criação de até quatro novos produtos para cada participante); módulos opcionais e complementares de acesso ao mercado (catálogo digital com conteúdo para apresentação da coleção; consultoria e comunicação visual para um empreendimento; oficina de gestão comercial – varejo de artesanato ou atacado/varejo; visual de merchandising para loja ou eventos próprios de comercialização e rodada de negócios de artesãos/criativos com lojistas).