ASN SC
Compartilhe

Empreendedorismo rural: quais são os desafios para alavancar as vendas?

Programa ALI Rural do Sebrae/SC realizou evento nesta semana em Chapecó
Por SEBRAE/SC
ASN SC
Compartilhe

Programa ALI Rural do Sebrae/SC realizou evento nesta semana em Chapecó

O empreendedorismo rural expandiu o ramo de atuação muito além da porteira da propriedade. Além de desenvolver e comercializar produtos como queijo, frutas, carnes, flores e chás, as propriedades estão inseridas cada vez mais no ramo do turismo, com rotas gastronômicas e hospedagem com belas paisagens.

O desafio desses empreendedores na era digital, é dinamizar e divulgar esses atrativos para instigar o público. Com esse objetivo o Programa ALI Rural do Sebrae/SC promoveu nesta semana um encontro coletivo com o tema “Como criar uma cultura de vendas para alavancar os resultados”, ministrada pelo consultor credenciado ao Sebrae/SC, Fábio Luiz Furtado, no Pollen Parque Científico e Tecnológico, em Chapecó.

Com participação de produtores rurais de Chapecó e da região, o tema do encontro foi elencado após visitas do Agente Local de Inovação (ALI) que identificou esse como um ponto de atenção. “Os empreendedores possuem alguns canais de venda, mas as vezes não estão recebendo o retorno efetivo. Não é apenas um fator, eles precisam estar interligados com várias outras dinâmicas dentro do meio digital para conseguir alavancar as vendas. Nas primeiras visitas o ALI do Sebrae/SC trabalha como integrar todas as redes sociais e ferramentas no digital, que proporcionarão resultados nas vendas”, destacou o gestor regional no oeste do Programa Rede de Agentes, Réges Chimello.

O ALI Rural em Chapecó Gean Aguiar evidenciou o marketing como uma das áreas que os empreendedores mais necessitam de capacitações. “Esses produtores precisam intensificar o aprendizado no digital, pois no campo dependem de o cliente ir até eles para comprar o produto. Em Chapecó atendo produtores de vários ramos e percebo um aumento considerável no turismo rural, o que é importante, quando falamos no desenvolvimento do campo em permanência na atividade”, ressaltou.

A consultora sênior do Sebrae/SC Micheli Santin evidenciou que o Programa é composto por oito meses de acompanhamento, dividido em 10 encontros, presenciais e individuais. “O ALI se desloca até a propriedade e aplica a metodologia para modernizar tecnologicamente e aumentar o faturamento das pequenas empresas rurais. E, dois encontros são coletivos, a exemplo dessa palestra.

O objetivo das integrações é promover network, fazer com que os empresários rurais tragam seus produtos para apresentar e formem parcerias. A metodologia evidencia as necessidades, um cenário de qualquer realidade do negócio por meio do radar de inovação, e depois identificamos qual é o principal desafio da propriedade e atuamos para tratar com um plano de ação”, enfatizou.

O município de Chapecó possui atualmente um ALI que atende 15 produtores. O atual ciclo segue até junho, a partir de julho, inicia outra turma com mais 15 participantes. Os interessados podem se inscrever neste site: https://aliscrural.com.br

FLORAL DO MONTE

O empreendedor rural e proprietário da Floral do Monte, em Coronel Freitas, Antonio Vivan, pontuou que a implementação do turismo no município serviu como motivador para investir no ramo. “Adquirimos uma área de terra e estamos comemorando um ano da primeira hospedagem. Neste tempo participamos de reuniões que ajudaram muito na parte de organização, definição do público-alvo e até de planilhas.

Acompanhamos os custos, faturamento e verificamos o ponto de equilíbrio. O Sebrae/SC é muito importante nessa parte da gestão, do atendimento e da recepção ao nosso cliente, o que nos possibilitou investir em um ramo diferente e nos ampara e capacita para seguir batalhando”, comemorou.

Com natureza encantadora, os jardins contemplativos da propriedade proporcionam aos visitantes um refúgio de paz e relaxamento.

No local também é possível fazer piqueniques, contemplar a natureza e aproveitar a fogueira ao anoitecer, também é disponibilizado hospedagem que incluem cabanas aconchegantes e uma casa maior para realização de eventos. Também são comercializados produtos da Coleção Encantos do Flora, que incluem velas personalizadas, sabonetes, chás e muito mais, tudo produzido localmente.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site