ASN SC
Compartilhe

Programa Go To Market 2022 chega ao Sul do estado para estimular a internacionalização dos pequenos

No dia 10 de fevereiro, o Roadshow, que faz parte da 3ª edição do Programa, será realizado em Tubarão com palestras e workshops.
Por Redação
ASN SC
Compartilhe

Em 2022, o tema do programa Go To Marketing, vinculado a Gerência de Internacionalização do Sebrae/SC com apoio da FIESC, será auxiliar pequenos negócios a entender melhor o cenário do trade internacional. Em Tubarão, o encontro terá palestras, workshops e troca de experiências entre empresários. Será quinta-feira (10), na Associação Empresarial (ACIT), das 10h às 12h.

“Nosso objetivo é fazer com que o pequeno empreendedor possa ampliar sua rede de contatos, aprender novos processos e aumentar a competitividade e presença global no mercado”, revela o Gerente de Internacionalização do Sebrae/SC, Filipe Gallotti. O encontro terá abertura inicial com apresentação da equipe de internacionalização, contará com a presença da gerência regional do Banco do Brasil e da Associação Catarinense de Tecnologia (ACAT). Após, os atendimentos serão personalizados dirimindo dúvidas durante o coffee break.

Gallotti acredita que esse formato de roadshow (evento ou exposição itinerante que percorre diferentes locais por determinado tempo) vai ampliar a disseminação do conceito de internacionalização entre as pequenas empresas e aproximar o Sebrae/SC ainda mais dos empresários do estado. “Com esse formato, em que vamos viajar pelo Estado, além de trocar conhecimento também iremos promover o networking, que é tão importante nesse universo”, comenta.

O resultado final do roadshow é levar para micro e pequenas empresas de todo o estado a possibilidade de estruturar pequenos negócios para que conquistem possibilidades reais de crescimento no mercado nacional e internacional.

O programa Go To Market é a união entre o Intercomp, da Fiesc, e o SC + Global, do Sebrae/SC.

-

Calendário 2022 Roadshows

Segundo a Gerência de Internacionalização do Sebrae/SC, serão 19 webinars realizados ao longo do ano em diversas cidades de Santa Catarina e transmitidos ao vivo para todo o estado. Os eventos, em formato híbrido, serão exibidos gratuitamente para os participantes do pacote Free do Programa Go To Market e podem ser acompanhados presencialmente pelos empresários que fazem parte do pacote Premium.

Nesse segundo caso, os empresários também terão acesso aos materiais dos palestrantes e poderão tirar dúvidas diretamente com os especialistas após as palestras. As inscrições podem ser feitas pelo www.sebrae.sc/gtm2022.

Quem estiver nas cidades onde ocorrem os roadshows pode participar presencialmente de um coffee break, que contará com a participação da equipe da gerência de internacionalização do Sebrae/SC e convidados de áreas empresariais, parceiros e entidades locais.

-

Após a estreia em Florianópolis no dia 20 de janeiro, e o roadshow realizado em Tubarão (10.02), os próximos eventos serão nos municípios catarinenses de:  

Gaspar (24.02)

Blumenau (10.03)

Chapecó (24.03)

São Miguel do Oeste (07.04)

Tijucas (28.04)

São Bento do Sul (12.05)

Joaçaba (02.06)

Florianópolis (09.06)

Joinville (23.06)

Itajaí (07.07)

Jaraguá do Sul (04.08)

Brusque (25.08)

Lages (15.09)

Criciúma (29.09)

Caçador (20.10)

Rio do Sul (10.11)

Florianópolis (08.12) – encerramento

 

—-

Informações adicionais sobre pacotes do Programa Go To Market 2022

O principal diferencial do Programa Go To Market 2022 é que estão sendo oferecidos dois pacotes de soluções, o GTM Free e o GTM Premium. O GTM Free tem como objetivo sensibilizar os empresários para essa visão global e será oferecido a eles o acesso de maneira gratuita os 19 Webinars sobre Internacionalização e competitividade.  Nesse pacote, o empresário pode ter também acesso a consultorias, capacitações e Sebraetec, em que 50% do investimento é feito pelo Sebrae/SC.

Já ao optar pelo GTM Premium, o empresário irá receber o pacote completo , em que estão inclusos os 19 webinars, mas de forma híbrida, em que ele pode optar por estar presencial ou assistir a transmissão online, além de acesso a todos os demais serviços do programa, como três avaliações de maturidade, um plano de ação customizado, cursos de línguas, mentoria com a gerência de internacionalização, lives, palestras e workshops com empresários e especialistas do tema, rodada de negócios virtuais, espaços em evento, missões internacionais.

Além disso, o empresário ainda conta com investimento de 70% por parte do Sebrae/SC em todas as capacitações e consultorias oferecidas pelo Sebrae/SC e Sebraetec. O programa tem duração de um ano e tem um custo para o empresário de R$1.500,00

“Nas duas primeiras edições do Programa não tínhamos nenhuma trilha gratuita, ele era um programa fechado aos pagantes, mas sentimos a necessidade de cada vez mais desmistificar o tema internacionalização. Aqueles que já compreendem a importância do comércio exterior vão contratar o pacote completo e ter acesso a todas as nossas soluções porque sabem a importância desse trabalho estruturado no processo. Porém, muitos ainda são resistentes e é isso que queremos mudar ao promover esses eventos gratuitamente, mostrar que internacionalizar um pequeno negócio é possível e só contribui para o crescimento da empresa”, comenta o gerente de internacionalização do Sebrae/SC, Filipe Gallotti.

Já no GTM Premium, o pacote ganhou novidades quanto a seus workshops setoriais. Em 2021 já foram promovidos conteúdos específicos para os setores têxtil, cervejeiro e startups, e neste ano também serão adicionados os setores de alimentos, metal mecânico e moveleiro.

“Mais do que oferecer um conteúdo específico para o setor das empesas, esses workshops são fundamentais para promover o networking, tão importante no universo empresarial. O que buscamos com esse programa é oferecer oportunidades aos empresários e mostrar a importância da internacionalização para o aumento da competitividade e do desenvolvimento das nossas empresas, resultando em melhores resultados financeiros para os pequenos negócios”, conclui Gallotti.