Dos 68 municípios catarinenses participantes, 45 foram reconhecidos com os Selos Ouro, Prata ou Bronze. São José recebeu Selo Ouro e Florianópolis Selo Prata
Anualmente, as Salas do Empreendedor de todo o país participam de uma metodologia de avaliação do atendimento para receberem o Selo Sebrae de Referência em Atendimento. O selo reconhece e valoriza a excelência no atendimento aos empreendedores e contribui diretamente para o aprimoramento de resultados. O município de São José, na Grande Florianópolis, recebeu Selo Ouro, e a Capital Catarinense recebeu o Selo Prata.
A honraria considera uma série de critérios, incluindo a qualidade do atendimento, o uso das redes sociais, a divulgação de cursos e consultorias, as orientações para que as empresas participem das compras públicas, além da capacitação contínua dos atendentes da Sala do Empreendedor.
Metade da avaliação refere-se às ações e processos da própria Sala e a outra metade é atribuída às avaliações dos chamados clientes ocultos. Esses clientes buscam atendimento nas Salas participantes e depois conferem uma nota de acordo com os critérios presentes no edital.
Em 2023, 68 municípios catarinenses participaram do edital de avaliação, o que resultou no reconhecimento de 45 deles com o Selo nas categorias Ouro (15 municípios), Prata (18 municípios) e Bronze (12 municípios). Os municípios que obtiveram o Selo Ouro, continuam no processo de avaliação para conquista do Selo Diamante, etapa que está em fase de avaliação pelo Sebrae Nacional.
As Salas do Empreendedor em Santa Catarina
As Salas do Empreendedor são um local de convergência de ações, serviços e atividades para orientar, apoiar e capacitar os empreendedores no município. Em um único espaço estão reunidos diversos serviços para facilitar a vida do empreendedor, garantindo desde a orientação básica, informações sobre a formalização, alteração e baixa de empresas até o apoio no planejamento de um novo negócio e gestão da empresa.
Nestes espaços, o empreendedor tem acesso também à informações sobre como participar de compras públicas, tramitação de documentos, declarações como a DASN-Simei, além de capacitações e oficinas. As Salas realizam, de forma gratuita, uma série de serviços ao setor empresarial dos municípios e contribuem significativamente para a melhoria do ambiente de negócios.
Hoje, Santa Catarina conta com aproximadamente 160 Salas do Empreendedor em funcionamento, com expectativa de chegar a 190 até a metade de 2024. Em 2023, as Salas realizaram mais de 175 mil atendimentos para 65.217 empresas catarinenses, que buscaram cursos, palestras, orientações, regularização, entre outros.
A gestora do atendimento das Salas do Empreendedor pelo Sebrae/SC, Aline dos Santos Pereira, destaca que os clientes empreendedores atendidos pelas Salas demonstram um elevado índice de satisfação e retornam ao longo do ano para participar das atividades propostas e para buscar auxílio e orientação. “A Sala do Empreendedor ultrapassa a finalidade de ser tão somente um espaço físico centralizador de serviços públicos e atua de forma ativa com políticas públicas, criando oportunidade de desenvolvimento e engajando os empreendedores”, comenta.
O reconhecimento, por meio do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, confirma toda a dedicação e o comprometimento das equipes das Salas do Empreendedor e dos municípios em criar um ambiente positivo para os negócios locais.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site