Dos 68 municípios catarinenses participantes, 45 foram reconhecidos com os Selos Ouro, Prata ou Bronze. Na Serra quatro municípios receberam o selo, sendo dois de bronze, um de prata e um de ouro
Anualmente, as Salas do Empreendedor de todo o país participam de uma metodologia de avaliação do atendimento para receberem o Selo Sebrae de Referência em Atendimento. O selo reconhece e valoriza a excelência no atendimento aos empreendedores e contribui diretamente para o aprimoramento de resultados.
A honraria considera uma série de critérios, incluindo a qualidade do atendimento, o uso das redes sociais, a divulgação de cursos e consultorias, as orientações para que as empresas participem das compras públicas, além da capacitação contínua dos atendentes da Sala do Empreendedor. Metade da avaliação refere-se às ações e processos da própria Sala e a outra metade é atribuída às avaliações dos chamados clientes ocultos. Esses clientes buscam atendimento nas Salas participantes e depois conferem uma nota de acordo com os critérios presentes no edital.
Em 2023, 68 municípios catarinenses participaram do edital de avaliação, o que resultou no reconhecimento de 45 deles com o Selo nas categorias Ouro (15 municípios), Prata (18 municípios) e Bronze (12 municípios). Os municípios que obtiveram o Selo Ouro, continuam no processo de avaliação para conquista do Selo Diamante, etapa que está em fase de avaliação pelo Sebrae Nacional.
Na Serra foram entregues quatro troféus e três certificados
Na Serra Catarinense a semana foi de visitação e entregas dos selos. Nesta quinta-feira (21), os responsáveis pela Sala do Empreendedor de Lages foram contemplados com o selo ouro, e ainda podem, neste ano, conquistar o de diamante. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Nilson Cruz e o vereador Álvaro Mondadori (Joinha), ex-titular da Pasta, receberam o selo das mãos do gerente regional Alternir Agostini.
Em Vargem, a prefeita Milena Lopes recebeu o selo prata, entregue pelo analista técnico do Sebrae Marcelo Vargas. Foi também Marcelo que fez a entrega do selo bronze aos municípios de Urupema e Palmeira, recebidos pelas prefeitas Cristiane Pagani e Fernanda Córdova. Otacílio Costa, Bom Jardim da Serra e Cerro Negro receberam o Certificado de Participação.
Para a prefeita de Urupema, ao receber o selo bronze, no início da semana, ela disse que é um trabalho que vem sendo construído a quatro mãos juntamente com o Sebrae. E uma das premissas da administração é a de fomentar o empreendedorismo e despertar a população para que ao empreender garanta uma segunda ou principal fonte de renda das famílias.
Para Fernanda Córdova, de Palmeira, o selo também entregue na segunda-feira (18) é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há bastante tempo. O serviço de atendimento da Sala do Empreendedor do município atua no desenvolvimento dos mais diversos setores, especialmente nas áreas agrícola e industrial. “Importante saber que temos uma equipe comprometida e o esforço é grande para que Palmeira sempre seja referência no atendimento das necessidades”, complementa.
No meio da semana, na quarta-feira (20), durante a entrega do selo prata, a prefeita de Vargem, Milena Lopes, disse que o município tem o compromisso de melhorar a vida das pessoas, seja através do empreendedorismo ou por meio de todas as áreas públicas que atuam no comprometimento junto à população. “Estamos muito felizes e já estamos trabalhando para conquistar o selo ouro”, disse.
Em Lages, na entrega do selo ouro, nesta quinta-feira (21), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nilson Cruz falou do privilégio de receber a honraria e destacou que no passado recente havia apenas 6 mil 92 MEIs ativas, e no final de 2023, esse número aumentou para 14 mil 278, ou seja, mais de 8 mil novas MEIs ativas foram criadas, e muito devido à grande força de trabalho e o comprometimento da equipe da Sala do Empreendedor.
A gestora do atendimento das Salas do Empreendedor pelo Sebrae/SC, Aline dos Santos Pereira, destaca que os clientes empreendedores atendidos pelas Salas demonstram um elevado índice de satisfação e retornam ao longo do ano para participar das atividades propostas e para buscar auxílio e orientação. “A Sala do Empreendedor ultrapassa a finalidade de ser tão somente um espaço físico centralizador de serviços públicos e atua de forma ativa com políticas públicas, criando oportunidade de desenvolvimento e engajando os empreendedores”, comenta.
Para o gerente regional Altenir Agostini, essa conquista é um reflexo da prestação de serviços de qualidade disponibilizados gratuitamente aos empreendedores locais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico dos municípios. “Os empreendedores, ou quem deseja empreender, têm um serviço de referência que oferece todo o suporte necessário para aprimorar a gestão empresarial, cumprir com as obrigações legais vigentes, identificar novas oportunidades para a empresa e tornar a atividade cada vez mais competitiva”, argumentou.
O reconhecimento, por meio do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, confirma toda a dedicação e o comprometimento das equipes das Salas do Empreendedor e dos municípios em criar um ambiente positivo para os negócios locais.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site