O Sebrae/SC juntamente com diversas entidades representativas do setor produtivo trabalham no projeto de Place Branding (Branding de Destino) em São Francisco do Sul. O objetivo principal é criar um conjunto de impressões e percepções sobre o município, chegando a uma identidade única e distintiva. O estudo vai gerar uma marca do município, capaz de expressar sua identidade e a forma como quer ser visto e lembrado. O Place Branding é uma das estratégias do projeto Destinos Turísticos Inteligentes, do Sebrae/SC, que vai levantar as potencialidades e características dos municípios envolvidos e reforçar a identidade local, visando o incremento do turismo.
A metodologia do projeto é totalmente colaborativa e conta com a participação de empresários, agentes políticos, universidades e da sociedade em geral. Já foram concluídas as etapas de Mapa de Valor e Público Alvo. Os próximos passos incluem workshops para o mapeamento de potenciais parcerias, além da indicação de ações, projetos e estratégias que impactem no desenvolvimento da identidade que a cidade quer para o futuro.
A última etapa do Place Branding está prevista para o mês de novembro, quando serão entregues os conceitos visual e verbal da marca, que deverá ser de propriedade e uso comunitário.
O presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) de São Francisco do Sul, Maurício Rodrigues, espera que a marca seja um diferencial para o município e que gere interesse nas pessoas em conhecer a cidade. “É uma forma de divulgar melhor a cidade, as nossas riquezas. Esperamos que essa marca seja um atrativo, um diferencial para o município”, fala. Rodrigues também destaca o fato do projeto agregar pessoas em prol de um objetivo único. “Estamos percebendo que esse projeto está reunindo as pessoas, que estão se ajudando para chegar a um bom resultado e isso será bom para outros projetos na cidade”, exemplifica.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Francisco do Sul (ACISFS), Bruno Gama Lobo, o projeto vai ter um impacto socioeconômico positivo, na medida em que vai proporcionar abertura de oportunidades para o empreendedorismo, gerando emprego e renda, bem como aumento na arrecadação do município. “Primeiramente esperamos que toda comunidade empresarial francisquense abrace e apoie a marca, que é importante produto para o desenvolvimento socioeconômico do município. Atualmente, sofremos por conta da pandemia, e o setor de turismo pode ser beneficiado através do Place Branding”, destaca.
Projeto Destinos Turísticos Inteligentes
Desenvolvido pelo Sebrae e já aplicado em diversas cidades brasileiras, o projeto tem como objetivo identificar os potenciais turísticos dos municípios e promover a capacitação das empresas do setor, tornando-as mais competitivas e atrativas. O projeto se baseia em pilares relacionados à sustentabilidade, governança, tecnologia e experiência turística.