No último mês de agosto o Sebrae/SC assinou termos de cooperação técnica com duas universidades da região Norte do Estado: a Univille e a UniSociesc. Desde então, as instituições podem contar com a oferta de conteúdos específicos de empreendedorismo e inovação para disseminação entre seus alunos e professores. O Programa Empreendedor do Futuro, criado pelo Sebrae, tem como objetivo desenvolver a cultura do empreendedorismo junto aos atores envolvidos no ensino formal: professores, educadores, gestores, comunidade escolar e, especialmente, estudantes. O Sebrae entende que a Educação Empreendedora é um dos mecanismos de transformação mais importantes da cultura de um país e por isso investe no tema.
Desde 2013 a Univille atua com soluções do Sebrae/SC e, em 2020, buscou novamente a instituição com o objetivo de ampliar suas ações de educação empreendedora. “Na Univille temos um programa de extensão na temática do empreendedorismo, o Programa POSSO. Por meio deste programa, as ações em cooperação com o Sebrae são disseminadas entre professores e estudantes dos diversos cursos da instituição.”, explica a coordenadora do Programa POSSO, Vanessa de Oliveira Collere. Para ela, um dos pontos fortes do Programa Empreendedor do Futuro é a oferta de um conjunto de soluções, com materiais em formatos variados (videoaulas, e-books, relatórios, palestras, workshops). “Esta variedade permite que sejam trabalhados diferentes aspectos da educação empreendedora e facilita a inserção desses temas para as diversas áreas do conhecimento”, afirma a coordenadora.
Na UniSociesc, a parceria com o Sebrae/SC tem sido muito importante para a disseminação de conteúdos e competências de empreendedorismo para a comunidade acadêmica, de acordo com o Coordenador Regional Sul da UniSociesc – Gestão & Negócios, Diego Passoni. “Temos participado de um ciclo cuidadosamente desenhado de palestras e workshops bastante instrumentalizadores das competências empreendedoras, para que nossos alunos e professores percebam a importância e comecem a buscar desenvolver isso de forma prática”, diz. Segundo o coordenador, o ensino e a educação empreendedora são muito presentes na instituição e a parceria com o Sebrae/SC possibilitou o fortalecimento dessa área. “O Sebrae foi fundamental nesse processo para que nós consigamos disseminar ainda mais essa cultura empreendedora dentro de nossa instituição”, completa Passoni.
O programa de Educação Empreendedora do Sebrae é realizado nacionalmente desde 2013 e, em Santa Catarina, mais de 300 mil alunos já foram impactados. “Termos duas instituições de ensino como a Univille e a UniSociesc é essencial para a promoção de uma educação cada vez mais empreendedora”, destaca a coordenadora estadual do Programa Empreendedor do Futuro, Mariana Vitarelli.