ASN SC
Compartilhe

Seu próximo destino turístico é Arvoredo

Consultorias e estratégias na área do turismo do Programa Cidade Empreendedora são executadas pelo Poder Público e o Sebrae/SC
Por SEBRAE/SC
ASN SC
Compartilhe

Com o objetivo de transformar a cidade em destino turístico de referência em lazer e gastronomia na região oeste, fortalecendo o desenvolvimento econômico e social, a Administração Municipal de Arvoredo vem investindo no fortalecimento deste setor, amparado através do eixo de turismo do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Poder Público e o Sebrae/SC.

Durante o verão turistas de cidades próximas visitam Arvoredo para aproveitar o lago artificial formado após a construção da barragem. A ciclovia ao longo da rodovia de acesso ao município proporciona melhores condições de acessibilidade e segurança aos turistas e à população local. O município conta com uma área de lazer na comunidade Linha Alegre, que oferece estrutura de hospedagem, alimentação, balneário com piscinas e acesso ao Rio Irani, este com locais apropriados para o banho.

HOSPEDAGENS ALTERNATIVAS

De acordo com a diretora de Habitação e de Turismo de Arvoredo, Jaine Picolli, a parceria com o Sebrae/SC, que já vem de alguns anos, possibilitou a realização da Rota Delícias de Arvoredo. “Colocamos na prateleira do turismo regional uma rota de compras no meio rural e uma gastronomia de tirar o fôlego, proporcionando saúde, qualidade de vida e bem-estar”, explica.

Nesse aspecto a Rota foi propulsora do desenvolvimento de hospedagens no município, estimulando as propriedades a melhoraram de forma contínua. O município atualmente conta com sete locais que oferecem hospedagem, sendo a maioria chalés no meio rural.

Conforme o gerente regional oeste do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, “chama atenção o número expressivo de cabanas. Arvoredo é o município na região que mais tem pousadas alternativas, com sete espaços de hospedagem, além do hotel convencional”.
Surgiram no município o camping com quatro cabanas, chácara, o tri-cabanas e o
Vale do Arvoredo, que também tem três cabanas. Com belas paisagens e vales, que atraem turistas, a cidade investe nesse ramo.

O vice-prefeito Evandro Carlos Mocellin (Xirú) ressalta que, quando os turistas buscam o município e se hospedam, acabam usando serviços locais, alimentação e compram produtos coloniais. “Enquanto a Administração Municipal proporciona aos empreendedores trabalhos de máquinas nas estradas e nos locais onde os chalés estão localizados, facilitando o acesso dos turistas. O Sebrae/SC é nosso parceiro de longa data, capacita esses empreendedores, motivando investimentos e a permanência no campo”, frisa.

SUCESSO

As famílias que integram a rota, motivadas pelo sucesso dos empreendimentos, têm melhorado suas estruturas para receber os turistas, gerando empregos temporários, o que representa uma nova oportunidade de renda. “Além dos dias que recebemos turistas na Rota de Turismo Rural, as propriedades têm recebido turistas para compra dos produtos como pães, cucas, mudas de ervas medicinais, cuias, vinho, frutas e mel entre outros. O café colonial Sítio Picolli e o almoço típico italiano do Sítio Alto Belli oferecem o serviço uma vez por mês com ótima procura também pela população local”, ressalta Jaine.

Arvoredo mantém parceria com o Sebrae/SC para a qualificação das famílias da Rota Delícias de Arvoredo e demais empresas interessadas. A iniciativa foca na melhoria dos equipamentos de hospedagem e de alimentação, que inclui além da estrutura física e de atendimento, um trabalho de resgate da gastronomia típica e a elaboração de novos pratos e atrativos turísticos. O Sebrae auxilia os empreendedores que desejam melhorar em seu ramo ou estão em busca de novas oportunidades.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter  Telegram  YouTube Blog  Site