Santa Catarina já tem seus projetos representantes definidos para a Etapa Nacional da 3ª edição do Prêmio Educador Transformador. Durante a Jornada Estadual de Desenvolvimento, promovida pelo Sebrae/SC, em Florianópolis, foram anunciados os primeiros colocados de cada categoria, que agora avançam para a fase nacional da premiação.
Os educadores selecionados se destacaram pelo desenvolvimento de práticas inovadoras em educação empreendedora, alinhadas aos desafios contemporâneos e ao fortalecimento do protagonismo estudantil, da criatividade e da inovação no ambiente escolar.
Representarão Santa Catarina na etapa nacional, Felipe Salvador Weissheimer, professor de Florianópolis do Ensino Fundamental – Anos Finais (Categoria Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas), com o projeto Aprendizagem Ativa e Ciência Cidadã a partir de uma Estação Meteorológica Escolar; Marisa da Silva Vicentin, gestora de Joinville do Ensino Fundamental – Anos Finais (Categoria Gestão Educacional Transformadora), com o projeto Protagonista do Amanhã; e Junior Cesar Gonçalves dos Santos, professor de Itapema do Ensino Fundamental – Anos Finais (Categoria Inclusão e Sustentabilidade na Educação), com o projeto Olimpíada da Sustentabilidade.
Reconhecimento
Para Felipe Salvador Weissheimer, a conquista representa não apenas um reconhecimento individual, mas também institucional.
É uma alegria muito grande poder representar Santa Catarina na etapa nacional e uma honra integrar este projeto com o Sebrae, que atua de forma permanente na valorização de iniciativas voltadas à educação. Como professor de História, desenvolvemos um projeto de estação meteorológica escolar, que envolve robótica e ciência cidadã, com a coleta de dados realizada por alunos do oitavo ano”, destaca.
Já Marisa da Silva Vicentin ressalta o impacto direto das metodologias aplicadas no cotidiano escolar.
Este é um momento de reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido e do aprendizado construído ao longo de todas as etapas. O Protagonista do Amanhã é um projeto que realizamos com os nonos anos e que tem como maior prêmio a transformação dos nossos alunos. Reduzimos de mais de 60% para 15% a defasagem em matemática, o que representa uma mudança muito significativa”, afirma.
Para Junior Cesar Gonçalves dos Santos, o reconhecimento fortalece o engajamento com ações de impacto social e ambiental.
Trabalhamos com a identificação de problemas ambientais da comunidade, utilizando design thinking, gamificação e ações práticas, como coleta de lixo na praia e reaproveitamento de óleo de cozinha para produção de sabão. Esse reconhecimento me deu uma energia enorme para seguir avançando”, pontua.
Além dos vencedores, a etapa estadual reconheceu os três primeiros colocados de cada categoria, reforçando o compromisso do Prêmio com a valorização de educadores que promovem transformações reais em seus territórios por meio da educação.
Promovido pelo Sebrae, em parceria com a Bett Brasil e o Instituto Significare, o Prêmio Educador Transformador consolida-se, em sua terceira edição, como uma das principais iniciativas nacionais de reconhecimento a práticas educacionais inovadoras. A proposta é identificar e potencializar projetos alinhados a temas como mudanças climáticas, saúde mental, enfrentamento de crises e construção de futuros sustentáveis e regenerativos.
Durante a programação em Santa Catarina, os educadores participaram de uma agenda de formação, troca de experiências e conexão, com atividades realizadas na sede do Sebrae/SC, além de visitas técnicas à Escola do Futuro de Florianópolis e à Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), ampliando o contato com referências em inovação educacional e tecnologia.
Para o diretor técnico do Sebrae/SC, Fabio Búrigo Zanuzzi, a definição dos representantes catarinenses marca um novo ciclo para a educação empreendedora no estado.
Chegar à etapa nacional é o reconhecimento de um trabalho consistente, conectado à realidade das escolas e aos desafios da sociedade. Esses educadores mostram que é possível inovar, gerar impacto e formar estudantes mais preparados para o futuro. Santa Catarina chega à fase nacional com projetos sólidos e com uma rede de educadores cada vez mais protagonista”, destaca.
Agora, os projetos vencedores seguem para a Jornada Nacional de Desenvolvimento, etapa que antecede a divulgação dos vencedores nacionais, prevista para maio, durante a Bett Brasil 2026.
-
Confira todos os reconhecidos na Etapa Estadual:
-
Categoria 1: Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas
1º lugar: Felipe Salvador Weissheimer
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
Professor
-
2º lugar: Daiane Xumadelo
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Professora
-
3º lugar: Herik Campos
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
Professor
-
Categoria 2: Gestão Educacional Transformadora
1º lugar: Marisa da Silva Vicentin
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
Gestora
-
2º lugar: Philipe Guedes Matos
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
Gestor
-
3º Paulo Donizete Rosa
MÚLTIPLOS SEGMENTOS
Gestor
-
Categoria 3: Inclusão e Sustentabilidade na Educação
1º lugar: Junior Cesar Gonçalves dos Santos
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
Professor
-
2º lugar: Nivaldo William Soares Bueno
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
Professor
-
3º lugar: Elizabeth Elaine Kurth
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
Professor

