Iniciativa apoiada pelo Sebrae/SC tem como objetivo estimular o empreendedorismo, além de fomentar e fortalecer o ecossistema do município
A cidade de Balneário Camboriú recebeu na noite da última quinta-feira (25), o Plano de Desenvolvimento do Ecossistema Local de Inovação – ELI Conecta. O documento elaborado em conjunto entre representantes do Poder Público e Privado, Instituições de Ensino e Entidades Empresariais tem como objetivo criar ambientes com mais tecnologia, inovação e startups na cidade e assim, contribuir com o desenvolvimento econômico de toda a região. A iniciativa apoiada pelo Sebrae/SC, é resultado da união de aproximadamente 50 atores, que após oito workshops, definiram como setores prioritários a Educação, Automação e TIC e Comércio e Serviços. O evento contou com o patrocínio da Nick Yooh, GrupoW e PerfilWeb Informática.
Para o gestor do Programa Cidade Empreendedora, Alcides Sgrott Filho, a proposta do Sebrae/SC é que todos os municípios da Foz do Itajaí sejam beneficiados com a iniciativa. “Os Planos de Inovação são construídos ao longo do tempo. Mas essa construção pode ser fomentada e consolidada por meio de ações e a partir dessas ações criar um processo ordenado para que toda a região seja contemplada. As ações apresentadas são apenas o começo de uma jornada, que com certeza, vai trazer benefícios para todos”, reforçou Alcides.
Durante a solenidade realizada na Univali, campus BC, foi apresentado o Núcleo Inicial de Governança, responsável pela condução das estratégias e ações, além da Identidade Visual do Ecossistema do movimento – HUBC Ecossistema de Inovação Balneário Camboriú. O diretor de Inovação e Empreendedorismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professor Fabio Zabot Holthausen fez um convite para que mais pessoas façam parte do movimento e possam contribuir no desenvolvimento das ações. “Quero também agradecer ao Sebrae/SC porque ele resgatou esse movimento aqui na cidade, fazendo uma provocação com os atores locais. Além de provocar ele também auxilia na condução dos trabalhos”, declarou Fabio.
Emerson Luis Pereira, diretor executivo do Elume Park reforçou a parceria do Sebrae/SC durante o processo de criação do Plano, e destacou como essencial esse tipo de provocação. “Acredito muito no potencial do empreendedorismo e da inovação e fico muito feliz em ver o quão pulsante é o Ecossistema de Balneário Camboriú”, destacou Emerson.
METODOLOGIA APLICADA
Na primeira etapa, foram definidos os setores prioritários com potencial tecnológico e de inovação, para o desenvolvimento do ecossistema na região, além de apresentar os atores mapeados. Os setores foram Educação, Automação e TIC e Comércio e Serviços. Na segunda etapa, foi avaliada a maturidade atual do Ecossistema e uma visão futura para a região nos aspectos de desenvolvimento econômico e social, através da inovação e tecnologia.
Já na terceira etapa, foram realizadas dinâmicas para estruturação do plano de ação setorial, priorização das estratégias a curto, médio e longo prazo e estruturação da governança que seria o grupo inicial envolvendo os atores locais para execução das estratégias e ações definidas. E por fim, foram trabalhadas as atividades para a consolidação do Plano de Ação das áreas priorizadas e estruturação da governança do Ecossistema com os atores locais.
APOIADORES
A iniciativa realizada em conjunto, conta com o apoio do Sebrae Startups, Prefeitura de Balneário Camboriú através da BC Investimento e o programa Inova BC, Elume Park Centro Regional de Inovação, Núcleo de Tecnologia e Inovação da ACII – Polo Regional Acate, Comunidade de Startups Costa Valley, Univali por meio do Hub Uniinova – Inovação e Empreendedorismo, Udesc Balneário Camboriú por meio do Labtec, Uniavan, Senac, Acibalc, CDL Balneário Camboriú, AMPE Balneário Camboriú, demais empresas, entidades empresariais e Instituições de ensino que atuam na cidade.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site