Sofisticação, gastronomia, natureza e nostalgia marcaram a recepção da diretoria do Sebrae/SC nesta terça-feira (19), na linha Rodeio do Erval, em Chapecó. O evento combinou a degustação de vinhos com uma exposição de carros antigos e, proporcionou uma imersão em alguns dos potenciais turísticos do município. Durante a ocasião, os participantes puderam explorar o projeto Desbrave Chapecó, que destaca as belezas e os atrativos de quatro rotas turísticas: 25 empreendimentos da região.
Estiveram presentes, representando o Sebrae/SC, o diretor técnico Fábio Zanuzzi, o gerente de competitividade Roberto Tavares, o gerente de desenvolvimento territorial Alan Claumann, a chefe de gabinete da diretoria técnica Eliane da Rosa Figueiredo, o gerente de marketing e soluções Rafael Barcelos Perfeito, acompanhados do gerente regional no oeste Udo Martin Trennepohl, a consultora articuladora do Programa Cidade Empreendedora no oeste, Isabela Nascimento, os analistas de negócios do Sebrae/SC Leandro Pereira, Arildo Jacobus e Miguel Angelo Gómez Garrido, o consultor credenciado Paulo Gregianin e as consultoras especialistas em turismo Karla Hall e Silvia Nowalski. Também prestigiaram o anfitrião e empreendedor Silvano Vaccaro e a esposa Diana Moreira, o empreendedor Auro Pinto, e o diretor de Empreendedorismo e Turismo, Luiz Roberto Tillmann.
“Estamos em um momento importante de conexão entre as regionais do Sebrae/SC. Gerentes da sede se reuniram com colaboradores das agências de atendimento para avaliar a situação dos projetos planejados para 2025. Iniciamos as negociações em diversas áreas, incluindo turismo e empreendedorismo. O encontro teve como foco a análise do andamento dessas negociações para a execução dos projetos nos próximos meses. Refinamos e alinhamos processos, facilitando o progresso das iniciativas na região”, destacou Zanuzzi.
No setor de turismo, a atuação do Sebrae/SC está intensa em todo o estado e já estabeleceu parceria com 100 municípios para o ciclo de 2025, sempre vinculado ao programa Cidade Empreendedora. “Este enfoque busca oferecer experiências enriquecedoras aos empresários locais, promovendo o desenvolvimento de rotas turísticas e a prospecção de novos mercados, como parte de um conjunto abrangente de ações voltadas para a região”, enfatizou. O turismo na região oeste apresenta potencial de crescimento. “É fundamental intensificar a divulgação das oportunidades oferecidas, especialmente no que diz respeito ao turismo rural e ao turismo de eventos. O Sebrae/SC tem a capacidade de estabelecer parcerias com entidades, Prefeituras e outras organizações para desenvolver estratégias de marketing que promovam os roteiros turísticos locais. Esse trabalho é crucial para gerar emprego e renda nas comunidades, além de valorizar o que a região tem a oferecer. Articulamos um projeto de turismo que requer contrapartidas e a definição de parceiros para iniciar às ações. Já temos um plano em andamento e agora é o momento de organizar e, posteriormente, divulgá-los”, salientou Tavares.
DESBRAVE CHAPECÓ
Na linha Rodeio do Erval o desenvolvimento do turismo começou há cerca de 10 anos, após a formação de uma associação de moradores em busca de incentivos do governo municipal para melhorar as estradas. “A união dos produtores foi fundamental para transformar essa ideia em realidade. A maior parte da Rota dos Vales já está asfaltada e novos investidores acreditam no potencial turístico da região. O apoio do Sebrae/SC e da Prefeitura Municipal foi crucial para o sucesso dessa iniciativa. O projeto Desbrave Chapecó representa um marco importante para o turismo local, promovendo divulgação dos empreendimentos rurais e uma abordagem mais profissional ao setor. Essa iniciativa proporciona não apenas desenvolver as rotas turísticas, mas também consolidar Chapecó como um destino atrativo”, apontou Auro.
No Parador Vale das Cachoeiras, destacam-se as pousadas com cabanas confortáveis, e um salão de eventos, que já conta com uma agenda cheia, especialmente para casamentos. Além disso, a Vinícola Ársego oferece degustação e experiências de day use. “Os turistas podem encomendar cestas de frios e escolher entre vinhos e espumantes para saborear à beira do lago ou nas proximidades de cinco cachoeiras que fazem parte da propriedade. Com diversas áreas ao ar livre e lareiras externas, o local se torna um espaço ideal para os visitantes passarem o dia ou o final de semana em contato com a natureza”, convidou Auro.
A chácara da família Vaccaro é um refúgio para o fim de semana há mais de 10 anos. O proprietário, que acumula uma coleção de 40 veículos vintage, dos quais 30 estão em exposição e 10 ainda precisam de restauração.
“Com o surgimento do Desbrave Chapecó, a decisão de abrir a propriedade ao público foi impulsionada. A ideia é desenvolver a propriedade ao longo do tempo, incluindo a construção de cabanas e a criação de um complexo turístico. Estamos otimistas e com esforço contínuo, esse local será um grande destino atrativo, consolidando sua história e contribuindo para o turismo local”, expôs Vaccaro.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site