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Demandas do turismo são debatidas durante o Itaipu Rural Show

Identificar demandas do setor turístico para, posteriormente, sugerir estratégias para fortalecer essa atividade econômica na região oeste catarinense
Por SEBRAE/SC
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Identificar demandas do setor turístico para, posteriormente, sugerir estratégias para fortalecer essa atividade econômica na região oeste catarinense. Com essa intenção o Sebrae/SC realizou, na última sexta-feira (21), uma reunião durante o 26º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho. Estiveram presentes representantes das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), servidores municipais e empreendedores dos municípios de Águas Frias, Coronel Freitas, Cunha Porã, Jaborá e Maravilha.

“A reunião foi muito positiva para entender as ‘dores’ e as necessidades da região e dos destinos do oeste. Eu, especialmente, não conhecia, então, para mim foi mágico estar aqui e também prestigiar esse show tecnológico”, analisou a coordenadora estadual do turismo no Sebrae/SC, Aline Miranda. Com as demandas elencadas, a entidade apresentará em encontro futuro estratégias das quais pode contribuir tanto para alavancar os pequenos negócios desse setor quanto fomentar a atividade.

Aline enfatizou que é primordial ter uma governança unida e ativa nos municípios. “Para que o turismo aconteça e se desenvolva é fundamental ter representantes no Poder Público, na iniciativa privada e nas entidades representativas. Aliado de roteiros interessantes e que explorem tendências a exemplo do turismo de experiência, de isolamento ou de sono, uma vez que a região tem vocação para isso”, observou.

Entre as prioridades do Sebrae/SC para o turismo catarinense em 2025, Aline elencou a digitalização dos processos e projetos, estratégias orientadas com base em dados e ações assertivas para os territórios porque as vocações precisam ser trabalhadas. “Nossa prioridade é atuar em parceria com as IGRs, principalmente, para ter uma visão do que cada município precisa”, complementou.

DEMANDAS

A empreendedora da Öhuns Cervejaria, Flávia Huf, de Cunha Porã, explicou que atende visitantes da região e também turistas “de parada” que trafegam pela BR-158. Entre os atrativos disponíveis de seu empreendimento destacou cervejas especiais e gastronomia alemã. Como sugestão elencou a necessidade de fortalecer o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), de qualificar os empreendedores do setor, familiarizá-los com as rotas de cicloturismo e interligar as ações entre os municípios da região.

A gestora municipal de turismo de Maravilha, Tania Ceccon Zanella, explicou a atuação do COMTUR, que conta com aproximadamente 30 integrantes. “Além de discutir ações, sugerimos melhorias e executamos os projetos. E, em dezembro do ano passado constituímos a associação para captação de recursos”, expôs. Para divulgar os atrativos turísticos o município conta com revista digital das propriedades e folders, também elaborou a identidade cultural e definiu os mascotes “Fê e Liz” para representar a hospitalidade e alegria da “Cidade das Crianças”.

De acordo com a empreendedora da Pousada Acquavita de Maravilha, Lucilene Pertuzatti de Lemes, as consultorias disponibilizadas pelo Sebrae/SC são extremamente importantes, com conhecimentos novos a cada encontro. Ela relembrou que o município cresceu na área industrial, mas que o turismo não era visto. “Isso nós conseguimos avançar e tem sido uma caminhada interessante. Porém, ainda temos dificuldade para precificar e divulgar os atrativos, então, gostaríamos de solicitar a presença da entidade nas propriedades para suprir essas carências”, sugeriu.

O presidente da IGR Grande Oeste, Bruno Vivian, relatou que as ações no território iniciaram em 2017. Atualmente contam com uma governança ativa dos 35 municípios, sendo que fazem parte 72 associados privados. Essa caminhada contribuiu para que a instituição esteja apta a receber emendas parlamentares para executar os projetos de fomento ao turismo. “Nosso maior trabalho é manter essa integração, por isso investimos em material informativo sobre os atrativos turísticos do território e também divulgação dos produtos em feiras e eventos”, complementou. A iniciativa mais recente é o projeto Caminhos do Grande Oeste, uma rota de cicloturismo que está em implementação, com sensibilização dos moradores, treinamento para excelência no atendimento aos visitantes e sinalização do trajeto.

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