Cupcake, empadas, hambúrgueres, pastéis e tortas são as delícias que estarão disponíveis no Festival Gastronômico de Galvão, que será realizado neste domingo (1º), a partir das 19 horas, na Arena de Eventos. A programação local também contempla o acendimento das luzes de natal e a patinação artística. Essa iniciativa, que tem apoio do Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora, busca criar oportunidades para novos negócios, valorizar os empreendedores locais e incrementar a renda dos munícipes, além de divulgar as potencialidades do município. A expectativa é atrair um público superior a 1.100 pessoas.
A empreendedora da Menu da Eli, Elizandra da Cruz de Barros, formalizou sua empresa há sete meses com a intenção de realizar um sonho e aliar o atendimento das necessidades e cuidados de seus filhos. “Sempre gostei da confeitaria. Há quatro anos tinha começado na atividade, porém não achei que era o momento ideal e parei para me dedicar integralmente a família e ao meu lar”, recorda. Segundo ela, retornar neste momento foi uma decisão assertiva. “As encomendas estão cada vez maiores. Posso dizer que até agora só obtive bons resultados”, comemora.
Elizandra integra o grupo de turismo do município e ao iniciar o planejamento do Festival Gastronômico já aderiu a proposta. “Essa é uma oportunidade singular para divulgar ainda mais a minha marca”, enfatiza. Como diferencial a empreendedora destaca que “não abre mão da qualidade dos ingredientes utilizados em suas receitas”. Durante o evento disponibilizará empadas dos seguintes sabores: costela com creme de milho verde; frango com requeijão; bacon com brócolis e provolone; palmito com tomate e bechamel e strogonoff de frango. O público também poderá degustar os cupcake de: caramelo com flor de sal; três chocolates; red velvet com cream cheese; romeu e julieta e morango.
O Ateliê da Tia Cece atua em Galvão há três anos. As empreendedoras Celina Gusthmann e Brenda Eduarda Gusthmann, que são mãe e filha, aliam a experiência e a jovialidade para expandir seus serviços. Atualmente, trabalham com festas fechadas, nas quais oferecem alimentação, decoração, brinquedos infantis e fotografia. Celina recorda que se dedica a gastronomia há dez anos e tudo começou quando era professora e recebeu a proposta de comprar uma padaria. “Sempre gostei de preparar comida, então, aceitei o desafio no município de Coronel Martins. Com o tempo ampliamos a padaria para restaurante, choperia e pizzaria. Contudo, uma crise econômica fez com que a família retornasse para Galvão”, relata.
Em Galvão, Celina também teve restaurante, choperia e pizzaria. Contudo, com a pandemia da Covid-19 precisou fechar o estabelecimento. Então, optou em trabalhar com festas fazendo doces e bolos, posteriormente, expandiu para salgados. Sua filha, Brenda, de 18 anos de idade, agregou com sua paixão pela fotografia. O convite para participar do Festival Gastronômico surgiu a partir de sua participação na Feira da Agricultura. “Preparamos produtos diferenciados, inclusive criamos novos sabores de bolos. Aqueles que forem aprovados acrescentaremos em nosso cardápio”, antecipa. No Festival Gastronômico as empreendedoras disponibilizarão: pastel cremoso, chicken supremo, hambúrguer imperial e slice cake (red velvet, brullé, brownie com caramelo e flor de sal, dois amores e chocolatudo).
INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO
O lançamento do Festival Gastronômico, com a apresentação dos produtos que serão comercializados ocorreu, nessa quinta-feira (28). Prestigiaram a cerimônia apenas convidados, como empresários, lideranças e representantes de entidades. Para o prefeito Admir Edi Dalla Cort essa iniciativa é importante, justamente, por incentivar os empreendedores locais e estimular sonhos duradouros. “Com o tempo os pequenos negócios vão se estruturando e um motiva o outro. Assim, conseguiremos ampliar o número de empresas participantes. E, quem sabe daqui cinco ou dez anos tenhamos no município uma rota turística diversificada além de tornar nossa cidade uma rota gastronômica da região”, antecipou.
O Festival Gastronômico faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas no eixo de turismo do Programa Cidade Empreendedora. Entre as atividades realizadas com a contribuição do Sebrae/SC estão: elaboração do Plano Municipal de Turismo, orientação para o ingresso no Mapa do Turismo Brasileiro e disponibilização de consultorias para os empreendedores do segmento. “O Sebrae/SC sempre foi muito importante para nós, por trazer alternativas e ideias. Durante esses dois anos de parceria as evoluções propostas no município têm o DNA do Sebrae, que faz com que os processos melhorem e haja crescimento. Temos muito a agradecer”, realça o prefeito.
A gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no oeste, Gabriela da Costa Heming, destaca que o município de Galvão tem cases interessantes que se destacam pelo aumento da produção e incremento em seus investimentos. “Agradecemos aos empreendedores por confiarem em nosso trabalho, por se comprometerem com as propostas apresentadas, por se dedicarem em contribuir com o desenvolvimento local e por aceitarem novos desafios como esse do Festival Gastronômico. Sabemos o quão desafiador é a vida de um empreendedor e admiramos a garra e determinação incomparável que vocês demonstram”.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site